Boas Escolhas
Quando nos deparamos com escolhas e decisões radicais que mudarão muitas de nossas atitudes antigas, devemos considerar nossas três posições: Antes da mudança; Durante o processo da mudança; Depois da mudança.
1. Antes. Como é nossa situação antes da mudança. Mudar de atitude, de lugar, de meta, de moradia, de regime alimentar requer determinação, perseverança, auto-domínio. Realizemos conscientemente os preparos requeridos para a mudança. Definir e escrever os motivos que nos levam a desejar a mudança é prioridade. As seguintes perguntas nos ajudam nisso: Por que queremos mudar? Que vantagens vamos obter com a mudança? Quais demandas, desafios, vamos enfrentar no processo? Qual é nossa disposição para encará-los? Em que vai me afetar, e à minha família?
Devemos orar muito a respeito, porque só o Senhor Deus pode nos fazer querer e realizar algo melhor do que fazíamos antes. Ele atende ao nosso pedido de ajuda. Em Salmos 34: 4, 6 diz: “Busquei ao Senhor e Ele me respondeu… e me livrou de todas as minhas angústias”. Ele jamais invade nossa vida. Ele só atua em nosso caráter quando pedimos com fé, e entregamos a Ele nossa vida para sermos abençoados. Deus que tudo pode, respeita nossa privacidade, nossa livre escolha. Deus quer e pode nos curar. Ele deseja que vivamos saudáveis e felizes. Estejamos dispostos a pedir em oração.
- 2. Durante. O fato de conhecermos algo melhor é que nos motiva a sair do comodismo, da mesmice para mudar hábitos e costumes antigos. Compete a cada um de nós por em prática em nossa vida as novas orientações. Pelos ensinos de pessoas cristãs e capacitadas, que seguem os princípios expostos nas Escrituras Sagradas, pela voz mansa e suave do Espírito Santo, adquirimos a sabedoria e poder para nos conduzir passo a passo na mudança para melhor qualidade de vida.
- 3. Depois. É o nosso futuro diferente, que imaginamos será melhor, e que está nas mãos de Deus. Não precisamos temer, pois seguindo a iluminação do Senhor poderemos avançar em segurança. Qual o resultado de buscarmos seguir a voz da sabedoria cristã? Deus será louvado com nossa saúde, alegria, bem-estar, ânimo, força, sorrisos. Isto é o que todos desejamos.
É importante após a mudança de hábitos fazer avaliações periódicas para corrigir desvios de percurso e manter a direção desejada. Aproveitemos assim com sabedoria e alegria as novas oportunidades que se abrem diante de nós. Lembrem-se: “O Senhor dá a sabedoria. Da Sua boca procedem o conhecimento e o entendimento… O conhecimento será aprazível à tua alma o bom siso te protegerá e o discernimento te guardará para te livrar do mau caminho…” Provérbios 2: 6-12. Mude para melhor, e viva mais feliz!
Por Vasti De Souza Viana – autora do livro – Cura para o Vazio da Alma
vasti@viana.ws
