O apetite tende a aumentar nos dias mais frios do ano. Isso porque o corpo gasta mais energia (calorias) para manter a sua temperatura…
Esse pode ser um dos fatores que provoca aumento da fome em muitas pessoas. Comidas pesadas acabam sendo as preferidas. Muitos desses alimentos acabam levando, em seu processo de digestão, a uma maior liberação de calor, o que pode ajudar na manutenção da temperatura corporal.
O cuidado que se deve ter é que esses alimentos podem engordar mais. A preferência alimentar por calorias e a diminuição das atividades físicas que acontecem no inverno podem ser uma combinação fatal para quem não quer ganhar quilinhos a mais nos meses mais frios do ano.
As tentações de chocolates quentes, bolos e tortas tornam esse período mais crítico ainda para quem estiver em boa forma física, e sabe das dificuldades em recuperá-la. Portanto atenção nos dias frios para não cair em tentação!!
Quando o organismo precisa repor energias, o hipotálamo, região da parte central do cérebro onde fica o centro da fome, é estimulado por hormônios gerados pela ausência de glicose no sangue, pelo odor ou visão da comida. Esse processo neuroquímico termina com a conscientização da necessidade de comer.
Esse estímulo é encerrado por outro que ordena ao centro da saciedade, também no hipotálamo, que é hora de parar. Nesse momento, o estômago e o intestino delgado liberam substâncias que chegam ao cérebro através do sangue ou dos nervos. Quando esse mecanismo é falho, a pessoa continua a comer, mesmo saciada.
[ bemstar.globo.com ]

