De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes relacionadas a problemas coronários se dão por conta do cigarro em mulheres de até 65 anos e segundo a OMS, o cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer. Pesquisas feitas sobre os males do cigarro vêm alertando a população para os efeitos do tabaco.
“Até inalar um pouco da fumaça do cigarro causa danos ao seu DNA, o que pode levar ao câncer.” Disse a cirurgiã geral Regina M. Benjamin, em sua pesquisa feita sobre o cigarro. A pesquisa também conta a dificuldade dos fumantes de parar o uso do cigarro, pois ele foi “feito para ser um vício” e culpa a indústria do tabaco por produzir cigarros cada vez mais difíceis de serem largados.
Além da questão do câncer e do vício, o cigarro pode trazer uma série de problemas cardíacos já que a fumaça faz com que o sangue esteja mais apto a coagular e isso leva ao infarto, parada cardíaca e etc. Fumar também prejudica o controle de açúcar dos diabéticos, e pode gerar sérios malefícios a gravidez e ao filho de uma fumante como causar seqüelas no cérebro do bebê, nascimento prematuro e pouco peso.
Parar de fumar, dá ao seu corpo uma chance de se recuperar dos danos que o cigarro causou outrora. “Nunca é tarde para parar, mas quanto mais cedo, melhor.” Os ricos de ter algum problema de saúde diminuem consideravelmente após um ano sem fumar. A única maneira de não correr tais riscos é nunca fumar, e se fizer, que pare.
Aspectos importantes levantados na pesquisa:
• Você não precisa necessariamente ser um fumante de grande escala, ou um fumante de longo tempo para ter um ataque cardíaco, ou ter algum problema gerado pelo cigarro.
• Os cigarros contem mais de 7 mil substâncias, centenas delas são tóxicas e pelo menos 69 são cancerígenas.
• Os efeitos do cigarro são imediatos, e a fumaça chega ao seu pulmão instantaneamente. O sangue transporta as toxinas direto para todos os seus órgãos.
• O cigarro pode causar inflamação e danos nas células e pode enfraquecer o sistema imunológico.
• Adolescentes são mais vulneráveis ao vício do que os adultos. Isso explica porque quase 1000 adolescentes se tornam fumantes diários, todos os dias.
Diante de tais aspectos, é importante levar em consideração os benefícios e malefícios que o cigarro causa ao organismo humano, e se vale a pena realmente de ter isto como um hábito, ou como uma forma de prazer, visto que há maneiras mais saudáveis de prazer e que melhoram absurdamente a qualidade de vida, como esportes, exercícios aeróbicos e ginásticas. É uma escolha que pode melhorar a partir de uma boa escolha.
FONTE: http://www.surgeongeneral.gov/library/tobaccosmoke/factsheet.html
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/05/31/no-dia-mundial-sem-tabaco-oms-elege-como-tema-aumento-de-mulheres-fumantes-alerta-que-para-elas-riscos-do-vicio-podem-ser-maiores-916737331.asp
Texto: Duda.
