Com o objetivo de facilitar a leitura e a compreensão do paciente sobre as bulas de remédios, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determina que todos os laboratórios terão de se adaptar até Janeiro de 2011 à fornecer bulas seguindo novas diretrizes visuais. As novas regras foram publicadas na quarta-feira (9) no Diário Oficial da União e já começaram a valer.
A tipologia padrão deverá utilizar a fonte “Times New Roman“, tamanho 10, que em média tem 2,3 mm de altura, enquanto as atuais têm em média 1,5 mm de altura. Outra novidade é que o conteúdo das bulas deverão ser expostos em formato de perguntas e respostas, será obrigatório as versões em braille e audio, além de um formato especial em “Verdana” 24 para pessoas com problemas na visão.
O prazo para as empresas se adequarem as novas regras visuais é janeiro de 2011, sob pena de notificação, interdição ou até multa de 1,5 a 2 milhões de reais. Clique aqui e confira o visual da nova Bula de remédios segundo a Anvisa.
Já estava mais do que na hora dessa reforma visual acontecer na bula remédios, esperamos que os fabricantes adotem a nova diagramação estabelecida pela Anvisa.
Edson Fabrício
Foto: reprodução
Fonte: Anvisa
0 Responses to “Finalmente: Anvisa renova diagramação das Bulas de remédios”