Em seu novo livro O Código da Liderança Dave Ulrich – um dos maiores especialistas em gestão de pessoas do mundo – acredita que o perfil de líder que será bem sucedido no cada vez mais veloz ambiente corporativo é: Ouvir idéias diferentes, abrir espaço para os mais diferentes pontos de vista e se cercar de pessoas que pensam de forma diversa.
Dave também destaca em entrevista cedida a VOCÊ S/A que os maiores erros que os líderes cometem hoje em dia é o de se tornarem orgulhosos e arrogantes, quando deveriam ser humildes e abertos para aprender.
Ja fui vítima desse tipo de situação e devo concordar que a minha atitude ( a minha inércia ) contribuiu muito para que as coisas piorassem… Normalmente Chefes Tóxicos não gostam de ser questionados , e a inércia do funcionário acaba contribuindo para que o “poder do chefe” se destaque.
Em situações de conflito nada melhor que uma boa conversa… se o chefe for inacessível cabe ao rh da empresa ter um “termometro” como ferramenta de avaliação individual… Questionários ( com ou sem a identificação do colaborador) pode contribuir muito para um diagnóstico exato do que ocorre no ambiente de trabalho …