Os malefícios da gordura Trans já foram bastante discutidos e alardeados, mas ainda hoje, esse tipo de gordura é encontrada em vários alimentos que fazem dar água na boca à muita gente, como fast foods, bolachas e sorvetes!
A gordura trans está entre os principais inimigos à saúde, isso porque, assim como a gordura saturada, ela também aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue e é suspeita de diminuir o bom colesterol, deixando as artérias em uma situação bastante perigosa.
Vários estudos demonstram que suas moléculas deixam o organismo mais vulnerável a inflamações. O poder maléfico atinge também a membrana das células, cuja função é protegê-las da invasão de substâncias tóxicas e microorganismos nocivos.
A gordura trans é muito utilizada para a preparação de alimentos nas redes de fast foods porque, além de ser mais durável, tem uma estrutura que conserva melhor os alimentos e o deixa mais atraente. É por isso que a batata frita fica sempre mais dourada e parece mais crocante do que a feita em casa.
Por não ser necessária ao organismo, não há um valor recomendado desse tipo de gordura a ser ingerida – o ideal é consumir o mínimo possível. A Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor calórico da dieta. Cada grama dessa gordura equivale em média a 9 calorias da dieta de um adulto (menos de 100g de biscoitos recheados exemplo).
Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: Revista Saúde é Vital + Clínica Mayo
Imagens: OUTED


0 Respostas to “Fatal Food!”