Levantamento feito pela SulAmérica Saúde, a partir da avaliação do perfil de saúde e estilo de vida de mais de 23 mil clientes nos últimos cinco anos, identificou que 60% das pessoas são sedentárias. A pesquisa, que foi divulgada pela seguradora e por sites como o Portal Segs (www.segs.com.br), mostra que tanto o homem quanto a mulher não estão se exercitando, o que acende um sinal de alerta para os profissionais de saúde e para toda a população, destaca o diretor de Prestadores de Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi.
Quando se avalia separadamente homens e mulheres, é possível notar uma diferença no percentual de pessoas sedentárias. Entre as mulheres, o índice chega a 79%, taxa essa que, curiosamente, se repete na população jovem (até 19 anos). Entre os homens, porém, o pico chega a 57%, na faixa de 40 a 49 anos, seguido por 56%, entre 30 e 39 anos e entre 50 e 59 anos. “Interessante observar que, em ambos os casos, o índice de sedentarismo começa a diminuir a partir dos 60 anos, na população idosa. Os números chegam a 46% entre os homens e 61% entre as mulheres”, constata Galfi.
O mesmo levantamento realizado pela seguradora constatou outro dado importante: dos 60% de indivíduos considerados sedentários, 44,2% apresentaram um nível de estresse moderado ou elevado. Quando comparada a incidência do estresse entre os segurados que realizam atividade física (20,8%), o percentual da população estressada cai para 27%.