Arquivo para 7 de abril de 2010

Digestão Saudável

A correria do dia-a-dia é uma das maiores vilãs para nosso sistema digestivo, mas existem outros hábitos, também culpados pela má digestão. Confira quem são os maus elementos e o que fazer para ganhar dias mais leves e digestivos!

Os experts não se cansam de bater nessa tecla – o corre-corre faz mal sim, e em 2 sentidos. Além de atrapalhar as refeições em si, indica nervosismo e agitação, emoções que atrapalham, sim, a digestão. Ela é regulada por uma rede de células nervosas interligadas com o cérebro, inclusive com aquelas áreas que têm a ver com os sentimentos, prova disso é que situações estressantes muitas vezes causam diarréia.

A boa notícia, é que pequenas alterações no dia-a-dia podem fazer maravilhas e contribuir no tratamento dos males mais comuns. E, quando ele acontece direito, não é só a barriga que sai mais leve. Até o coração pode ser beneficiado. Está provado, por exemplo, que a má digestão favorece problemas com o colesterol, entre outros.

Por isso, vale a pena prestar mais atenção nas reações do seu corpo depois de uma boa refeição: Concentre-se no que está comendo, faça refeições mais tranqüilas, estabeleça horários relativamente fixos, não fique mais de 4 horas em jejum, evite tomar líquido com a comida e não faça lanches pesados antes de ir pra ginástica ou dormir.

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: Revolution Health
Imagens: reprodução

Fadiga Crônica!

O cansaço é uma das queixas mais freqüentes em consultórios médicos. Geralmente, são pacientes que já procuraram vários profissionais e não conseguem um diagnóstico preciso. Fique atento aos sintomas, pois você pode ser vítima da SFC – Síndrome da Fadiga Crônica!

A Síndrome da Fadiga Crônica atinge 4% da população, sendo as mulheres as mais atingidas pelo mal. Alguns relatam infecções 3 a 6 meses antes, melhoram de todos os sintomas e permanecem cansados, outros começam a apresentar os sintomas lentamente. Os critérios diagnósticos foram definidos em 1988 pelo Depto. de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos (CDC) e atualizados em 1994. Além da fadiga intensa, o paciente deve apresentar pelo menos 4 dos seguintes sintomas: dor na garganta recorrente, gânglios no pescoço ou nas axilas, dor muscular, dor em múltiplas articulações, cefaléia, sono não restaurador, mal-estar após exercícios físicos, perda de memória e concentração.

O diagnóstico ainda é polêmico, muitos estudos ainda procuram conhecê-la melhor. De qualquer forma, a SFC pode representar uma quebra do equilíbrio normal de funcionamento do organismo, como por exemplo, ocorre no estresse. Pode sinalizar também um desequilíbrio na relação harmônica mente-corpo.

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: WBMed
Imagens: reprodução


Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

abril 2010
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.074.179 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora