Conheça as Doenças Ocupacionais mais comuns

Asma Ocupacional: é a obstrução das vias aéreas, de caráter reversível, causada pela inalação de substâncias que causam alergia, como por exemplo, poeiras de algodão, linho, borracha, couro, madeira, etc. O quadro é o de uma asma brônquica, sendo que os pacientes queixam-se de falta de ar, aperto no peito, chieira no peito e tosse, acompanhados de espirros e lacrimejamento, relacionados com as exposições ocupacionais às poeiras e vapores. Os sintomas podem aparecer no local da exposição ou após algumas horas, desaparecendo, na maioria dos casos, nos finais de semana ou nos períodos de férias ou afastamentos.

PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído: trata-se da diminuição auditiva, decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruído. A exposição ao ruído, além de perda auditiva, acarreta alterações importantes na qualidade de vida do trabalhador em geral, na medida em que provoca ansiedade, irritabilidade, aumento da pressão arterial e isolamento. No seu conjunto, esses fatores comprometem as relações do indivíduo na família, no trabalho e na sociedade.

Agrotóxicos: conhecidos por diversos nomes – praguicidas, pesticidas, defensivos agrícolas, venenos, etc, estes produtos, dado à sua toxicidade, provocam grandes danos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, seu uso deve ser desestimulado.

LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo / Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)

São processos decorrentes das relações e da organização do trabalho no mundo moderno, onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular estático ( parado ), sobrecarga mental, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção, relações conflituosas e estímulo à competitividade. Acomete homens e mulheres em plena fase produtiva (inclusive adolescentes), esta doença, pode evoluir para incapacidade parcial ou permanente, como a aposentadoria por invalidez.

Sintomas: Caracterizam-se por um quadro de dor crônica, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular (por alterações dos tendões, musculatura e nervos periféricos). É um processo de adoecimento, inclusive psicológico, pois surgem incertezas, medos, ansiedades e conflitos.

Uma saída é a Terapia Ocupacional: esse tipo de terapia pode e deve estar atuando dentro das empresas com medidas preventivas das doenças ocupacionais. São orientações quanto ao mobiliário, iluminação, postura, dentre outras que farão a diferença na qualidade de vida dos funcionários que terão condições de produzir em maior quantidade e melhor produtividade, aumentando o lucro das empresas e diminuindo os gastos com indenizações desinteressantes para a empresa.

A Terapia Ocupacional através das suas atividades, tem a capacidade de prevenir, reabilitar e tratar as pessoas que poderão estar desenvolvendo algumas das doenças ocupacionais.

As atividades preventivas e ações ergonômicas, ocorrendo com isso um posicionamento mais adequado para o indivíduo e suas específicas dimensões, evitando dores e insatisfação com o trabalho.


24 Respostas to “Conheça as Doenças Ocupacionais mais comuns”


  1. 1 zildete batista maio 29, 2011 às 10:37 am

    gostei das infomaçõe que encontrei aqui e gostaria de me manter informada.

    • 2 vivamelhoronline maio 31, 2011 às 9:07 am

      Olá Zildete!

      Você pode continuar se informando com nossas dicas diárias sobre qualidade de vida. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog do Viva Melhor. Seja bem vinda!

      Equipe Viva Melhor.

  2. 3 Robson julho 16, 2011 às 10:14 am

    Parabens pelo trabalho. gostei da materia gostaria de saber mais sobre o assunto.
    Voce poderia me informar qual foi a fonte que voce coletou esses dados estou fazendo um trabalho onde preciso citar quais as doenças ocupacionais mais prevalentes no país.

    Obrigado

  3. 7 Celinea Muquy setembro 13, 2011 às 9:41 pm

    Sou portadora de LER/DORT, no grau mais avançado. Sinto, dores intensas nos menbros superiores 24h. Estou nesta situação, por falta de prevenção e o ñ cumprimento da empresa da NR-17. Moro, no interior do ES, a cidade é pequena, e os trabalhadores ñ tem conhecimento desta norma, e nem dos seus direitos. Meu caso, esta sendo o 1° a ser divulgado na cidade, a maioria da população ñ conhece e nem acredita nesta moléstia. Cadastrei no facebook, com o objetivo, de divulgar sobre esta moléstia. Postei, vários vídeos e relatei a situação em q me encontro, mas infelizmente, poucos interessam. No meu ponto de vista, a maioria pensa, q é mito esta moléstia, mas eu posso dizer, q ela é real e nos traz mto sofrimento.
    Parabenizo, vcs por esta publicação riquissíma. Gostaria, q vcs me ajudassem nesta divulgação.
    Grata

    • 8 vivamelhoronline setembro 15, 2011 às 10:20 pm

      Prezada Celinea,
      Agradecemos o seu interesse e informações. Aprovamos o seu comentário para que outras pessoas que estão passando pela sua situação possam ter o conhecimento das dificuldades e desafios enfrentados por aqueles que sofrem de LER/DORT.
      Estaremos atualizando o BLOG com este e outros assunto para que todos nós tenhamos mais qualidade de vida.
      Atenciosamente,
      Equipe Viva Melhor

  4. 9 Celinéa Muquy setembro 28, 2011 às 9:16 pm

    Boa noite! Agradeço, a vcs pela atenção q tiveram, com o e-mail q relatei sobre a LER/DORT q adquirir no trabalho, e está me fazendo sofrer mto, devido a dor intensa q sinto pelo grau avançado q ela se encontra. Meu objetivo, é alertar a todos, para q ñ sejam a próxima vítima. Parabenizo, a equipe vivamelhor por este gesto humano q tiveram, em publicar meu relato. Q será de informação para mtos. Grata

  5. 10 Flavio Pereira de Lima abril 17, 2012 às 11:28 am

    Bom dia,

    Gostei muito da matéria, minha esposa tem dores na região da cervical (cervicalgia), uma dor infernal que vai descendo para a região dos membros superiores só alívia com massagens localizadas, ela trabalha no Shopping Center Norte, e falei pra ela converssar com a supervisora, sobre a área de atuação, verificar o modo e postura de como trabalhão seus colaboradores para atender a demanda de clientes do Shopping.

    Grato

    Flávio – Técnico em Segurança do Trabalho

    • 11 vivamelhoronline maio 22, 2012 às 11:12 am

      Prezado Flávio,

      Muito obrigado por seu contato.

      Acompanhe nosso Blog para outras novidades e informações.

      Equipe Viva Melhor

  6. 12 moisés santana agosto 1, 2012 às 7:12 pm

    Muito bom

  7. 13 Cleusa Silva agosto 24, 2012 às 4:58 pm

    Estou fazendo uma monografia sobre doenças ocupacionais, gostaria de receber informações para que eu possa enriquecer o meu trabalho ao ponto de levantar dentro das organizações a preocupação com essas doenças

  8. 14 Renato Lima outubro 29, 2012 às 10:15 pm

    Adquiri tendinite e tenossinovite no exercicio da profissao e estou em beneficio do Inss,espécie 31,pedi alteração para o 91 pois cadastrei CAT,pois a empresa me mudou de função e nao abriu a CAT.

  9. 15 alessandra abril 3, 2013 às 8:44 pm

    gostei muito das informacao e gostaria de me manter informada.

  10. 16 Aida maio 22, 2013 às 8:57 pm

    I am curious to find out what blog platform you happen to
    be using? I’m experiencing some small security issues with my latest site and I’d like to
    find something more risk-free. Do you have any recommendations?

  11. 17 Jerry junho 2, 2013 às 3:01 pm

    Even so, often, it truly is witnessed that a lot of other purchasing internet sites execute inordinate which
    lead to late deliveries, missing things and bizarre
    substitutions causing anxiousness for subscribers.
    Steam vacuum cleaners could make the toughest of cleansing assignments seem
    like an effortless chore.

  12. 18 Angela Farelli setembro 11, 2013 às 4:21 pm

    Faço curso técnico de Segurança do Trabalho, e gostaria de receber dicas e orientações.
    Adorei esse blog.
    Obrigada

    • 19 vivamelhoronline setembro 12, 2013 às 8:57 am

      Olá Angela,
      Obrigado por nos acompanhar!

      Em breve traremos mais dicas e informações sobre segurança no trabalho.

      Atenciosamente,
      Equipe Viva Melhor.

  13. 20 Maria de lourdes silva outubro 24, 2013 às 12:10 pm

    Gostei muito da pagina me ajudou muito


  1. 1 Doenças Ocupacionais: Conheça e Trate | Sidetech Trackback em março 11, 2013 às 3:09 pm
  2. 2 tom clancy's: the division xbox one Trackback em outubro 20, 2014 às 3:56 am
  3. 3 Psychoterapia Bydgoszcz: Psycholog Elzbieta Marchlewicz Trackback em maio 11, 2015 às 5:59 pm

Deixe um comentário




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.103 outros assinantes

Calendário

outubro 2010
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.048.825 hits