Homeopatia?

A homeopatia é uma opção terapêutica controversa que utiliza preparações bastante diluídas de substâncias naturais, normalmente plantas e minerais, para tratar alguns sintomas das doenças. A medicina homeopática é baseada em dois fundamentos:

  • A lei dos semelhantes. Quando ingeridas por pessoas saudáveis em grandes quantidades, algumas substâncias de origem animal ou vegetal produzem os sintomas de doenças. Entretanto, quando utilizado por pessoas doentes, doses bem menores das mesmas substâncias podem (em teoria) combater esses sintomas.
  • A lei dos infinitesimais. Literalmente, infinitesimal significa algo muito pequeno para ser medido. Utilizando-se desse conceito, acredita-se que as substâncias sejam mais eficazes no tratamento de doenças quando são bastante diluídas, em geral com água destilada ou álcool.

A vacinação, uma prática comum, é baseada em uma idéia semelhante à lei dos semelhantes: injeta-se uma pequena dose de um agente infeccioso modificado para estimular o sistema imunológico do organismo a combater a doença causada pelo microorganismo.

Com uma lista de cerca de 2.000 substâncias, o homeopata seleciona o medicamento mais apropriado de acordo com o conjunto de sintomas do paciente. Em geral, você utiliza apenas um “remédio” de cada vez, até descobrir qual deles é capaz de aliviar os sintomas.

Geralmente, entretanto, a homeopatia diverge da medicina convencional (alopatia). Os tratamentos farmacológicos mais recentes utilizam drogas para combater os sintomas, e não produzi-los. Além disso, muitos médicos não acreditam na lei dos infinitesimais – principalmente quando as substâncias são diluídas a ponto de não se observarem sequer traços da substância original. Embora substâncias bastante diluídas talvez não ajudem você, provavelmente também não serão prejudiciais.

O treinamento médico convencional no Brasil, é necessário para a prática da homeopatia. Os médicos que utilizam a homepatia (homeopatas) também podem recomendar alterações na dieta, a prática de atividade física e outras mudanças de comportamento para melhorar a saúde.

Muitos estudos sobre a homeopatia avaliam os benefícios dessa modalidade terapêutica em relação ao efeito placebo. Uma análise publicada em 1997, com cerca de 100 estudos controlados e randomizados, concluiu que a homeopatia parece apresentar resultados melhores que o tratamento com placebo. Entretanto, os pesquisadores ressaltam que não existem evidências suficientes para estabelecer a eficácia da homeopatia para certas doenças.

0 Responses to “Homeopatia?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Twitter @vivamelhor

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se aos outros seguidores de 2.164

Calendário

outubro 2010
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 998.434 hits

%d blogueiros gostam disto: