Combate ao tabagismo: Conheça riscos, tome atitudes.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes relacionadas a problemas coronários se dão por conta do cigarro em mulheres de até 65 anos e segundo a OMS, o cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer. Pesquisas feitas sobre os males do cigarro vêm alertando a população para os efeitos do tabaco.

“Até inalar um pouco da fumaça do cigarro causa danos ao seu DNA, o que pode levar ao câncer.” Disse a cirurgiã geral Regina M. Benjamin, em sua pesquisa feita sobre o cigarro. A pesquisa também conta a dificuldade dos fumantes de parar o uso do cigarro, pois ele foi “feito para ser um vício” e culpa a indústria do tabaco por produzir cigarros cada vez mais difíceis de serem largados.

Além da questão do câncer e do vício, o cigarro pode trazer uma série de problemas cardíacos já que a fumaça faz com que o sangue esteja mais apto a coagular e isso leva ao infarto, parada cardíaca e etc. Fumar também prejudica o controle de açúcar dos diabéticos, e pode gerar sérios malefícios a gravidez e ao filho de uma fumante como causar seqüelas no cérebro do bebê, nascimento prematuro e pouco peso.

Parar de fumar, dá ao seu corpo uma chance de se recuperar dos danos que o cigarro causou outrora. “Nunca é tarde para parar, mas quanto mais cedo, melhor.” Os ricos de ter algum problema de saúde diminuem consideravelmente após um ano sem fumar. A única maneira de não correr tais riscos é nunca fumar, e se fizer, que pare.

Aspectos importantes levantados na pesquisa:

• Você não precisa necessariamente ser um fumante de grande escala, ou um fumante de longo tempo para ter um ataque cardíaco, ou ter algum problema gerado pelo cigarro.
• Os cigarros contem mais de 7 mil substâncias, centenas delas são tóxicas e pelo menos 69 são cancerígenas.
• Os efeitos do cigarro são imediatos, e a fumaça chega ao seu pulmão instantaneamente. O sangue transporta as toxinas direto para todos os seus órgãos.
• O cigarro pode causar inflamação e danos nas células e pode enfraquecer o sistema imunológico.
• Adolescentes são mais vulneráveis ao vício do que os adultos. Isso explica porque quase 1000 adolescentes se tornam fumantes diários, todos os dias.

Diante de tais aspectos, é importante levar em consideração os benefícios e malefícios que o cigarro causa ao organismo humano, e se vale a pena realmente de ter isto como um hábito, ou como uma forma de prazer, visto que há maneiras mais saudáveis de prazer e que melhoram absurdamente a qualidade de vida, como esportes, exercícios aeróbicos e ginásticas. É uma escolha que pode melhorar a partir de uma boa escolha.

FONTE: http://www.surgeongeneral.gov/library/tobaccosmoke/factsheet.html
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/05/31/no-dia-mundial-sem-tabaco-oms-elege-como-tema-aumento-de-mulheres-fumantes-alerta-que-para-elas-riscos-do-vicio-podem-ser-maiores-916737331.asp

Texto: Duda.

3 Respostas to “Combate ao tabagismo: Conheça riscos, tome atitudes.”


  1. Avatar de Miriam 3 Miriam março 4, 2012 às 12:56 am

    Quanto tempo leva para um homem recuperar os danos no Dna ,causados pelo cigarro? Quanto tempo sem fumar?


Deixe um comentário




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

maio 2011
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.076.177 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora