A doença inflamatória crônica das vias aéreas é conhecida pelo nome “Asma”. Esta doença atinge cerca de 1 a cada 10 adultos e 1 a cada 6 crianças. Esses números vêm aumentando consideravelmente devido a problemas como a poluição do ar, poluição no trânsito e sujeira doméstica em excesso.
Os sintomas da Asma se dão pelo: chiado no peito (chamado também de Sibilância), cansaço físico ao fazer exercícios que exigem mais fôlego, sensação de aperto ou dor no peito, respiração mais rápida que o normal, e tosse seca persistente. Com um desses sintomas é importante verificar imediatamente as condições, para que a asma não evolua para quadros mais graves.
Existem vários boatos e mitos a respeito da vida de um asmático e devem certamente ser desmentidos, como;
• Bombinhas viciam e matam.
Falso, as bombinhas são apenas uma forma alternativa de combinar as substâncias que um asmático precisa. O que mata é a falta de controle.
• Exercícios pioram a asma.
Falso, exercícios são bons para a Asma, se controlados e recomendados por um médico especialista, de acordo com as necessidades de cada um.
Nesta semana traremos mais informações a respeito da Asma; como tratar, de onde vem, entre outras curiosidades sobre o tema. Acompanhe as próximas novidades do nosso blog.
