Ao acordar, todo ser humano realiza uma ação em comum: abrir os olhos. Com a correria do dia a dia muitas pessoas nem se dão conta de quanto os olhos são importantes, e como são fundamentais e sensíveis, merecendo cuidados especiais. A oftalmologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças no olho e órgãos anexos. No dia 07 de maio, hoje, é comemorado o dia do oftalmologista, data que lembra a importância da consulta periódica ao especialista.
Em 2002, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que existiam 37 milhões de pessoas portadoras de cegueira no mundo, fazendo uma estimativa de que até 2020 esse número deve subir para 75 milhões, caso não existam programas eficientes de prevenção. Ainda de acordo com a OMS, dois a cada três casos de cegueira poderiam ser evitados ou curados se houvessem mais consultas oftalmológicas.
O coordenador do serviço de oftalmologia do IMIP, Dr. Luciano Lira, explica que a consulta deve ser feita já nos primeiros dias de vida, com o teste do olhinho. “Esse exame pode identificar qualquer patologia como catarata, glaucoma congênito e opacidades congênitas de córnea. É muito importante cuidar da saúde do olho desde o nascimento e dar continuidade ao longo dos anos”, afirmou.
Com a consulta regular, é possível identificar e prevenir uma série de problemas comuns à visão. Segundo Dr. Luciano Lira, o ideal é visitar um especialista uma vez por ano. “A medida mais importante sempre é a prevenção”, disse. Ele também explica que em casos de doenças pré-existentes, os cuidados devem ser redobrados. “Pacientes portadores de diabetes, hipertensão arterial e doenças infecciosas como sífilis e herpes, devem se consultar com maior freqüência”, completou.
Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://www.imip.org.br

0 Respostas to “Dia do Oftalmologista”