Dicas preciosas neste Dia da Saúde e Nutrição

A boa alimentação sempre dá uma mãozinha para quem deseja alcançar saúde de qualidade. E no dia (31/3), quando se comemora o Dia da Saúde e Nutrição, a nutricionista Karla Conolly, do Hospital Jayme da Fonte, dá algumas dicas para melhorar o bem-estar físico e a disposição através de medidas preventivas que se baseiam em cuidados com a alimentação e o sono.

frutas de inverno

“É ideal descansar a mente por aproximadamente 30 minutos antes de se deitar, com uma leitura agradável ou uma boa música”, avisa a especialista. Dormir mal atrasa a produção da melatonina, substância responsável pelo funcionamento correto do organismo em momentos específicos do dia, como o controle da pressão arterial, frequuência cardíaca, liberação de hormônios e funcionamento de todos os órgãos, inclusive dos intestinos.

“Leite quente, com bolachas, é uma ótima opção para uma boa noite de sono”, sugere Karla, que acrescenta: “Essas pequenas refeições favorecem a produção de serotonina, outro hormônio igualmente importante para acalmar os ânimos”. Níveis baixos dessa substância abrem portas para o desenvolvimento de irritabilidade, impulsividade ou excesso de apetite.

A nutricionista também ressalta que o fato de ter o intestino com ação irregular promove a liberação de muitas toxinas para o sangue, o que pode deixar as pessoas irritadas, além de prejudicar a absorção de vitaminas pelo organismo. “Para melhorar o controle da função intestinal, vale beber bastante água e diminuir a ingestão de cafeína durante o dia, mesmo que isso aumente as idas ao banheiro.”

Já para combater o estresse diário, a nutricionista Karla Conolly sugere alimentos como leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz integral, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e carboidratos. “Eles são fontes produtoras de triptofano, que é um precursor da serotonina, que é um neurotransmissor cerebral responsável pelo bem-estar e a alegria.”

Nesse contexto, a nutricionista explica que todas essas medidas fazem o organismo funcionar de forma muito mais eficiente, tornando o sistema imunológico mais ativo e melhorando a qualidade de vida.

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://casasaudavel.ne10.uol.com.br/

Visite nosso site: http://www.vivamelhoronline.com.br

Anúncios

0 Responses to “Dicas preciosas neste Dia da Saúde e Nutrição”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

março 2014
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 791,362 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: