AIDS: Como tratar e conviver

Como é o tratamento?

O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. A pessoa só vai começar a tomar os medicamentos antirretrovirais quando exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do HIV no corpo, recupera as defesas do organismo e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida do soropositivo. Para que o tratamento dê certo, o soropositivo não pode se esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los. O vírus pode criar resistência e, com isso, as opções de medicamentos diminuem. A adesão ao tratamento é fundamental para a qualidade de vida.

Mesmo em tratamento, a pessoa com aids pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a sua vida afetiva e social. Ela deve trabalhar, namorar, beijar na boca, transar (com camisinha), passear, se divertir e fazer amigos. E, lembre-se, o tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é um direito de todos.

Que outros cuidados são necessários?

Usar camisinha em todas as relações sexuais evita a reinfecção por vírus já resistente aos medicamentos. E a reinfecção traz complicações sérias para a saúde. Além disso, a camisinha protege de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), como hepatite e sífilis. O soropositivo precisa ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. Isso previne complicações futuras e melhora as defesas do organismo.

Onde buscar apoio?

Serviços de Saúde
Os Serviços de Atenção Especializada (SAE) são os locais mais indicados para obter as informações sobre HIV e aids, sua condição de saúde, o tratamento e os novos cuidados necessários. Encontre o SAE mais próximo de sua casa.
• Você tem o direito de tirar todas as duvidas. Não volte para casa com preocupações.
• Sempre converse com um profissional, quando perceber alterações das suas condições de saúde.
• Procure não faltar às consultas. Se estiver tomando medicação, lembre de sempre toma-lá corretamente.
• Não tome medicamentos genéricos, nem mesmo os mais comuns ou os remédios naturais.
Família e amigos

Busque apoio da sua família e dos amigos. Identifique aqueles em que você mais confia para conversar sobre sua nova condição. Não se isole.

Grupos de apoio
Procure conversar e trocar informações com outras pessoas que vivem e convivem com HIV e aids. É uma boa forma de aprender com as experiências dos outros e, principalmente, de fazer novos amigos.

Direitos do soropositivo

Atendimento, tratamento e medicamento gratuitos
O Sistema Único de Saúde garante o tratamento, o acesso aos medicamentos e a realização dos exames médicos necessários ao diagnóstico a todos os residentes no Brasil.

Sigilo sobre a sua condição sorológica
Em respeito à intimidade e à privacidade, nenhuma pessoa pode divulgar quem tem HIV/aids sem prévia autorização, mesmo os profissionais de saúde.

Queda da obrigatoriedade do exame de aids no teste admissional
As empresas não podem mais obrigar um profissional a fazer o teste de detecção de aids ao começar em um novo emprego.

Permanecer no trabalho
Nenhum empregador pode demitir o empregado apenas por ter HIV. A demissão por discriminação pode gerar ação trabalhista para que o trabalhador seja reintegrado. Se, além disso, a demissão for constrangedora, o trabalhador pode requerer indenização por danos morais.

Valores do PIS/PASEP e FGTS
O soropositivo tem o direito de efetuar o levantamento do FGTS e do PIS/PASEP, independentemente de rescisão contratual ou de comunicação à empresa.

Benefício de prestação continuada
Toda pessoa com aids que esteja incapacitada para o trabalho e com renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Governo Federal.

Isenção do pagamento de IR
Portadores de doenças crônicas, inclusive a aids, têm direito à isenção do pagamento de imposto de renda, quando receber proventos de aposentadoria, reforma por acidente em serviço e pensão.

Ninguém deve sofrer discriminação por viver com HIV/aids

Caso isso aconteça, recomenda-se ir à delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência ou ir à defensoria pública ou outro órgão de proteção de direitos, como a OAB, por exemplo.

About these ads

23 Responses to “AIDS: Como tratar e conviver”


  1. 1 Graziih novembro 13, 2012 às 10:41 am

    Camisinhaa Sempre”

  2. 2 marynna abril 1, 2013 às 1:42 pm

    a gente nao podemos nos deixar abater poriso e confiar em deus e na nossa familia

  3. 3 Mauricio abril 12, 2013 às 2:39 pm

    Meu nome é Maurício Barbosa Penha. Eu tenho 18 anos. Eu moro no Oiapoque-Ap. E eu sou soropositivo, descubrir isso ontem no dia 11/04/20013, eu fique em estado de choque! Quando a infermeira me disse, que eu tenho AIDS…
    Mas não é o fim do mundo! Então, eu não preciso entrar em pânico! Graças a Deus! Que eu tenho pessoas que me amam, tipo: a minha tia, o meu tio, os meus amigos, e posso concerteza confiar em neles. Mas com tudo isso! Ainda me doe, só de saber que eu tenho HIV. Mas a minha vida continua. Eu vou continuar a minha vida do mesmo jeito, mas… com cuidado. Por que agora eu sou um transportado do vírus do HIV, e preciso tomar cuidado para não passar isso para outras pessoas. E agora eu vou me tratar, eu estou indo quarta-feira pra Macapá-Ap, para me tratar disso, pq se não me tratar! Eu vou acabar morrendo, i eu não quero morrer ainda, eu tenho muito chão para eu caminhar. Então eu deixo uma mensagem para todos os soropositivos. ´´ NÃO ENTRE EM DESISPERO, O HIV HOJE EM DIA, É UMA DOENÇA NORMAL! ENTÃO VC PRECISA SE ACALMAR, PROCURAR AJUDA AS PESSOAS QUE VC CONFIE, E VAI DAR TUDO CERTO, SÓ BASTA VC QUERER! BOA SORTE“.

  4. 4 elllen vitoria maio 15, 2013 às 9:17 am

    cuide-se bem s2

  5. 6 CASSIA maio 23, 2013 às 11:37 pm

    MUITA PAZ NO SEU CORAÇAO,CONCIENTIZE DESSA DOENÇA É A CHAVE PARA DIAS CADA VEZ MELHORES E ENTÃO MUITA FÉ EM DEUS E BOLA PRA FRETE POR QUE O FUTURO TE ESPERA

  6. 7 Paulo maio 27, 2013 às 9:43 pm

    Deus e a chave para amenizar a dor de não ser uma pessoa normal pois vc nunca ate quando vai aquentar. normal

  7. 8 dilson junho 10, 2013 às 12:48 pm

    descobri semana passada que estou com virus HIV, MINHA IMUNIDADE BAIXOU FIQUEI MTO RUIM, DESCOBRI E ESTOU ME TRATANDO, NA QUERENDO OU NAO E UM IMPACTO MTO GRANDE, MINHA ESPOSA POR EXEMPLO, FEZ EXMA E DEU NEGATIVO, GRAÇAS A DEUS, MTA COISA MUDA A PARTIR DE AGORA, GOSTARIA DE SABER SE OS ANO DE VIDA DIMINUI SE LEVAR TUCERTIM, MUDANDO ALGUNS MODOS QUE VIVIA ANTES, TENDO UMA OTIMA QUALIDADE DE VIDA, SE DIMINUI MTO TEMPO DE VIDA OU POSSO TER UM TEMPO NORMAL COMO SE NAO TIVESSE HIV?

  8. 9 igor junho 28, 2013 às 11:55 am

    bom dia . tenho 18 anos , descobri que tenho o vírus hiv há 3 semanas . ate hj fico pelos cantos choro , me sinto diferente . tenho um parceiro a 1 anos e ele naum sabia , contei a ele depois de 3 dias q eu soube , de uma maneira q nem eu acreditava contar . quando eu ia me suicidar iria contar pra ele sobre o soropositivo mas depois iria me matar , ele me deu a maior força e me convenceu que tava tudo errado , tinha erros enfim ele me convenceu a ficar vivo que a gente iriamos fazer outro exame e nada iria constar . depois de uma semana o posto ligou de novo e veio com outro resultado agora era sífilis reagente foi outro choque , quero deixar um recado para as pessoas que entram no site
    se vc nunca fez um exame de sangue igual a eu faça tire essa duvida fa sua vida use camisinha , e saiba as pessoas naum precisam ser perfeitas por fora pra vc saber que ela naum tem nada , e bela por fora e pobre por dentro . o interesse de fazer o exame foi meu , depois de eu ter tratado o cancro mole , perguntei como eu fazia pra fazer exames de sangue sífilis , hepatite e hiv marquei fui depois de 15 dias vem o resultado. tenho uma pergunta doutor :estou com meu parceiro a 1 ano é possível eu ter o hiv e ele naum ter nada mesmo q a gente steve transando sem camisinha esse 1 ano

    • 10 vivamelhoronline junho 28, 2013 às 12:24 pm

      Prezado Igor,

      Parabéns pelo esforço em enfrentar este momento difícil. O acompanhamento de um médico de sua confiança neste momento é fundamental e dará todas as informações necessárias.

      Equipe Viva Melhor.

  9. 11 bruno tavares outubro 23, 2013 às 12:56 pm

    Fiz o exame hj e estou aguardando o resultado . Difícil aguardar parece que o coração vai sair na boka

  10. 12 Ricardo novembro 15, 2013 às 4:48 pm

    Bom descobri que estou com HIV faz 5 dias, mantive a calma, pq tenho muita fe para superar os obstaculos. Aconteceu e tenho que assumir as consequencias. Nao adianta ficar jogando a culpa em Deus nas pessoas ou tentar me matar, continuo feliz com o sorriso no rosto, ja passei por psicologa e essa semana por um infectologista ja marcado. Gostaria de saber depois de passar por um infectologista, quanto tempo demora pra comecar a tomar os remedios? E emagrece muito quando comeca a tomar a medicaçao?. A sensacao que tenho e que nunca vou encontrar uma pessoa para casar e ser feliz. Abraçooo

    • 13 vivamelhoronline novembro 18, 2013 às 8:57 am

      Bom Dia, Ricardo,

      Parabéns, pela sua força de vontade e de seguir em frente. Hoje em dia, muitos conseguem viver bem e com qualidade de vida com o HIV.

      Nós do Viva Melhor somente instruímos que você procure um médico especializado para tirar dúvidas;

      Boa Sorte e obrigado pelo contato!
      Equipe Viva Melhor.

  11. 14 Larissa dezembro 2, 2013 às 7:33 am

    Meu pai tem Hiv, quero saber quais são os cuidados que devo tomar, pq ele está morando comigo e eu tenho um filho de 5 anos.?

    • 15 Raiane maio 17, 2014 às 8:34 pm

      cara larissa a que quem fala e a raiane, olha nao se preoculpe nao pois o hiv so peg sexualmente, viu , eu sou casada e tenho o hiv meu medico ja falou para meu marido nao ter medo pois o hiv so pega se fizer sexo sem protecao mais um beijo um abraco nao pega olha meu marido nao tem pois meu casamento e maravilhoso , de carinho a seu pai e amor pois voce quebrara essa barreira em sua vida , hoje em dia morre mais gente com cancer do que com o hiv seu pai ele e normal assim como qualquer um , para vc quebrar esse medo que vc parece ter de esta morando com seu pai por que ele e soro possitivo pesquise mais sobre isso, ou pergunte ao medico, olha hoje tenho mais medo do cancer do que do hiv valeu larissa

  12. 16 daniel dezembro 27, 2013 às 10:34 pm

    eu tenho hiv quais sao os cuidados que eu devo tomar , porque tenho uma filha de 4 anoa

  13. 19 raelly san maio 17, 2014 às 8:26 pm

    oi meu nome e raiane tenho 31 anos. quando eu descobre que eu tinha hiv eu estava com 24 anos peguei de um ex namorado meu ai eu nao sabia casei com outra pessoa, e tudo normal comigo passou -se 5 anos fui faser um cirugia plastica ai meu cirugiao me pediu os exams eu fis deu possitivo nossa meu mundo caiu na quela hora pensei em meu marido fiquei muito preoculpada por pensa que ele tambem estava , eu falei meu deus e gora se eu conta ele vai me larga e me odia para vida toda pensei e achei no direito de conta para ela ai contei nossa ele foi maravilhoso comigo ele feis o teste e gracas adeus ele esta limpo ai o tempo passou famos tranzar ai a camizinha estorou e eu engravidei ele mais uma vez feis exame e deu negative meu filho tambem e negativo gracas adeus, hoje minha familia e maravilhosa e linda ,meu marido e meu filho tem uma saude de leao kkkkkk meu marido vai ao medico comigo tomo um remedio maravilhoso so tomo um e fico normal sou normal , nao acho um bicho de 7 cabecas nao hoje em dia morre mais gente por causa do cancer do que da aids , entao pessoa forca , e para a queles que achao que tem que tomar cuidado com pessoa que tem hiv em casa por favol gente o hiv so pega sexualmente um abraco um beijo um aperto de mao nao pega a nao ser que vc vai trazer com ele ou ela sem camizinha , deixe de preconceito hiv so pega atraveis do sexo sem protecao valeuuuuu,

    AMIGOS DESCUILPE PELA PRIMEIRA MESSAGEN NAO FOI LEGAL VALEU ….

  14. 20 Michael Philcox maio 25, 2014 às 4:33 pm

    Estou Senhora Katarina Ivanov da região de Saratov, na Rússia eu quero dar graças ao grande Dr. Ogbaide que me ajudar na mudança de HIV + para HIV-. meu médico me disse que eu tenho apenas 3 anos de vida o que realmente tornou-se o meu problema. Um dia, quando eu estava navegando pela internet, eu vi um post testemunho por miss Angela da Espanha sobre a forma como o grande Dr. Ogbaide a ajudou a obter a cura com ervas poderosas e poder sobrenaturais, eu decidir enviar-lhe e, para minha maior surpresa tudo meu problema foi resolvido e agora estou HIV-negativo eu dou as grandes graças Dr. Ogbaide para o que ele fez para mim e estou muito feliz que ele viva por muito tempo. se você tem qualquer problema apenas e-mail dele: greatorunmilatemple@gmail.com eu acredito que ele também irá ajudá-lo e que Deus o abençoe

  15. 21 ve agosto 21, 2014 às 5:50 pm

    e dificel descobri tmbm 14/4/14 tenho 40 anos tres filhos homem e um namorado ainda nao tive coragem de contar a ninguem so minha mae que sabe fiquei em choque tmbm nao tive efeitos colaterais dos remedios .depois que estou lendo muito sobre hiv to mas tranguila entre aspas ne tenho que contar pro meu namorado pra ele se tratar tmbm me ajudem e tao difisel falar isso pra ele obg bjs a todos nos agora somos uma familia

  16. 22 Michel setembro 22, 2014 às 10:35 pm

    O fim que pensamos que existe por causa do virus gente e so ter força pra lutar e nao culpar a deus pelo um ato q nao foi legal nosso nao fiquem tristes pelos cantos afinal estamos vivos prosperidade a todos

  17. 23 JUJUMATIUZI2outlook.com outubro 4, 2014 às 9:10 pm

    tenho HIV A 11 ANOS PORQUE MEU MaRIDO NÃO TEM ??????


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Twitter @vivamelhor

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.064 outros seguidores

Calendário

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatísticas do Blog

  • 478,308 hits

Top 5


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.064 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: