Arquivo para 25 de março de 2010

Fatal Food!

Os malefícios da gordura Trans já foram bastante discutidos e alardeados, mas ainda hoje, esse tipo de gordura é encontrada em vários alimentos que fazem dar água na boca à muita gente, como fast foods, bolachas e sorvetes!

A gordura trans está entre os principais inimigos à saúde, isso porque, assim como a gordura saturada, ela também aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue e é suspeita de diminuir o bom colesterol, deixando as artérias em uma situação bastante perigosa.

Vários estudos demonstram que suas moléculas deixam o organismo mais vulnerável a inflamações. O poder maléfico atinge também a membrana das células, cuja função é protegê-las da invasão de substâncias tóxicas e microorganismos nocivos.

A gordura trans é muito utilizada para a preparação de alimentos nas redes de fast foods porque, além de ser mais durável, tem uma estrutura que conserva melhor os alimentos e o deixa mais atraente. É por isso que a batata frita fica sempre mais dourada e parece mais crocante do que a feita em casa.

Por não ser necessária ao organismo, não há um valor recomendado desse tipo de gordura a ser ingerida – o ideal é consumir o mínimo possível. A Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor calórico da dieta. Cada grama dessa gordura equivale em média a 9 calorias da dieta de um adulto (menos de 100g de biscoitos recheados exemplo).

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: Revista Saúde é Vital + Clínica Mayo
Imagens: OUTED

Dica Cultural: O musical “Meu amigo Charlie Brown” estréia no Teatro Frei Caneca com elenco e produção afiadíssimos

O musical “Meu amigo Charlie Brown” estrelado (e co-produzido) pelo ator Leandro Luna é um show de talento e nostalgia. A peça nos transporta no tempo logo nas primeiras cenas, afinal quem não se lembra das desventuras de Snoopy e seu apático dono Charlie Brown?  A engenhosa cenografia nos faz acreditar que aqueles jovens adultos realmente são Charlie e sua turma, isso graças aos objetos cenográficos gigantes como o sofá da sala ou mesmo o pátio do colégio, tudo é enorme e com visual cartunesco…impossível não se lembrar do nosso próprio período em que fomos crianças e tudo (principalmente os adultos) pareciam seres gigantescos e estranhos.

O trabalho vocal e de corpo também impressiona, até mesmo a voz esganiçada e inesquecível da personagem Lucy está lá, dando pinta toda fora do tom em alguns interlúdios musicais.

Mas no cair das cortinas, o que fica mesmo é a experiência deliciosa de reviver nossa própria infância, relembrando os dias em que nossa maior diversão era ficar à frente da televisão e acompanhar as aventuras de Snoopy, Charlie, Lucy, Sally, Lino e Schroeder.

O mérito dessa viagem lúdica é do elenco e produção, afinados, talentosos e com uma atenção a detalhes que fazem toda a diferença na montagem brasileira. Desde já, elejo o Musical “Meu amigo Charlie Brown” uma das melhores opções culturais que acontecem atualmente no eixo Baixo-Augusta.

Postado por Edson Fabrício
Siga o Blog VMO no Twitter: @vivamelhor
Imagens: reprodução

Serviço:
– MEU AMIGO, CHARLIE BROWN – Um Musical da Broadway

Estréia: 13 de março de 2010, Sábado e Domingos, 16 horas

Local: Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 6º Andar)
Telefones: (11)3472.2226 – 2229 – 2230

Temporada: Até 27 de Junho de 2010

INGRESSOS:
Preços: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) Apresentando na bilheteria uma lata de leite em pó paga-se meia entrada.
Duração: 75 minutos
Lotação: 600 lugares
Classificação Etária: livre
Vendas pelo telefone: (11)4003-1212
Vendas pela internet: www.ingressorapido.com.br
Grupos: (11) 3472-2227 – Com Betania de segunda a sexta das 10:00 às 18:00

Seja (mais) flexível

Uma necessidade natural do organismo, a prática do alongamento é essencial para quem vive em grandes centros urbanos ou enfrenta uma rotina estressante e corrida! Confira abaixo 7 razões para alongar e 2 séries de exercícios: para quem precisa acordar com aquele pique de manhã e para quem trabalha muitas horas em pé.

1- Melhora a coordenação motora e os reflexos em geral.
2- Estimula a consciência corporal para o controle dos movimentos.
3- Aumenta a flexibilidade e reduz a incidência de lesões.
4- Ativa a circulação sangüínea.
5- Ajuda a liberar manobras bloqueadas por tensões emocionais.
6- Facilita a prática de esportes como corrida, ciclismo, natação e tênis.
7- Garante mais força, velocidade e agilidade nas tarefas rotineiras.

Exercícios para quem precisa acordar com aquele pique

Exercícios para quem trabalha muitas horas em pé

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: Revista Viva Saúde & site Revolution Health
Imagens: reprodução

Farmácias terão que reter receitas de antibióticos

Restrição à venda desses remédios será discutida em consulta pública da Anvisa
Hoje, o paciente pode ir embora com a receita; a previsão é que as novas regras entrem em vigor em setembro deste ano

Ainda neste ano, a compra de antibióticos só poderá ser feita mediante a apresentação de uma receita que será retida na farmácia ou drogaria.

Os termos e a forma de implantação dessa proposta serão submetidos a uma consulta pública pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no máximo em um mês, e a previsão é que ela entre em vigor em setembro.

Atualmente, a regra determina apenas que o paciente apresente a receita, mas ele pode ir embora do estabelecimento com ela. Mesmo essa exigência, porém, costuma ser descumprida, e o medicamento é vendido sem prescrição, como reconhece a própria Anvisa. Esse foi um dos motivos que levaram o órgão a propor regras mais rígidas para a comercialização de antibióticos. O outro é evitar a automedicação e o uso incorreto, que podem tornar as bactérias resistentes aos medicamentos e dificultar o tratamento de algumas doenças e infecções.

“Sou totalmente a favor do controle. O Brasil tem um perfil bem peculiar de resistência a algumas bactérias, como alguns pneumococos e estafilococos, que não existe em nenhum outro lugar do mundo”, diz Artur Timerman, infectologista da comissão de infecção hospitalar do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e do Hospital Dante Pazzanese.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentados ontem, mais de 50% dos pacientes tomam antibiótico apenas por um dia, o que indica uma baixa adesão ao tratamento. Isso pode tornar a bactéria mais resistente a esse tipo de medicamento. Outro problema é o uso de antibióticos para o combate a infecções virais.

“Os antibióticos são necessários para matar micro-organismos como as bactérias, mas têm vários efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, em determinadas condições, seu uso pode estimular o desenvolvimento de bactérias mais resistentes. A nova regra é muito adequada, pois vai dificultar o uso indevido dos medicamentos e esses riscos associados”, acredita Marcos Boulos, professor de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.

Restrição maior

A Anvisa também colocará os quatro tipos de antibiótico mais vendidos sob um controle ainda mais rigoroso.

São eles a azitromicina, o sulfametoxazol, a amoxicilina e a cefalexina, usados em mais de 1.500 medicamentos.

Farmácias e drogarias serão obrigadas a registrar os dados relativos a cada venda, como a quantidade e o nome do médico que fez a prescrição, como já acontece, por exemplo, com emagrecedores.

Presentes ontem em uma audiência pública sobre a proposta, integrantes do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Infectologia disseram aprovar as mudanças.

O representante da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Sérgio Barreto, afirmou que a sua entidade também está de acordo, mas criticou o SUS (Sistema Único de Saúde) por não disponibilizar todos os medicamentos de que a população precisa.

O presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, respondeu dizendo que isso não retira dos estabelecimentos a obrigação de obedecer à legislação sobre a prescrição dos medicamentos. “A gente está discutindo essa regra porque ela é descumprida todos os dias.”

Folha de São Paulo(25/03/2010)

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

março 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.074.303 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora