Arquivo para 12 de abril de 2010

Quem canta os males espanta!

Quando usamos a famosa frase, tanto podemos estar nos referindo ao próprio ato de cantar, que sem dúvida alegra e estimula, como à atitude positiva, cheia de energia e objetiva!

O cérebro humano funciona porque tem neurônios e porque estes estão conectados através das sinapses. Estas, por sua vez, dependem de hormônios próprios para serem ativadas – os neurotransmissores. Entre eles encontramos as endorfinas, que atuam sobre nossa condição emocional.

Sob efeito de doses altas de endorfinas, experimentamos a elevação de 4 ótimos estados mentais: bem-estar, autoconfiança, otimismo e serenidade. Não é assim que gostaríamos de nos sentir sempre? Pois bem, quando cantamos produzimos endorfinas. E quando tomamos atitudes firmes, confiantes, otimistas, também. É isso o que acontece quando estufamos o peito, abrimos a boca e soltamos o Pavarotti que habita em nós ou quando liberamos a alma, agimos com o coração e produzimos coisas boas e belas. Espantar os males é uma questão de tomar a atitude certa que, assim como cantar, é só ter a coragem de começar.

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: Mayo Clinic, Revolution Health
Imagens: reprodução

Doce Tentação

Essa vontade, quase incontrolável por um docinho, parte mesmo é do cérebro – e não do estômago! Há muitos fatores que explicam essa busca desenfreada pelos doces.  Confira:

Uma das prováveis causas pela doce tentação, e que vem ganhando força entre os especialistas da área nutricional, é a ação dos neurotransmissores (substâncias produzidas no cérebro e que favorecem a comunicação entre os neurônios). Eles trabalham a todo vapor quando ingerimos açúcar. Esse aporte faz com que o organismo produza insulina. Uma parte desse hormônio vai ajudar o grupo dos aminoácidos a levar ENERGIA para os músculos.

Há também pessoas que se condicionam a comer doce todos os dias. “Quando não tem nada parecido por perto ficam irritadas, ansiosas e até deprimidas”, afirmam os especialistas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Saiba como evitar a tentação:

– Respeite os horários das refeições e os intervalos;

– Não faça jejum. O risco de ir à forra depois, é grande;

– Evite estocar doces, biscoitos e bolos prontos em casa;

– Se a vontade persistir, opte pelas barras de cereais integrais, mais saudáveis.

– Jamais leve o chocolate ou o pacote de biscoito para a frente da TV ou do computador.

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Fonte: Abeso & WBmed
Imagens: reprodução


Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

abril 2010
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.074.159 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora