Alimentação saudável para comemorar o Dia Mundial da Saúde

Hoje, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, marca os desafios da saúde pública enfrentados ao longo dos anos. O consumo equilibrado de alimentos é um dos principais pilares para uma boa saúde.

dms15_slidebir

Sabe-se que o consumo excessivo de calorias e uma oferta desequilibrada de nutrientes na alimentação estão associados à evolução de doenças crônicas, como a hipertensão, doenças do coração e alguns tipos de câncer, além de uma maior frequência de obesidade e diabetes entre na população. De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, edição lançada em 2014, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

Padrões de alimentação que substituem alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal, como arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras, por produtos industrializados prontos para consumo geram desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias. Matheus Fabiano Ferreira dos Anjos, 18 anos, morador de Niterói, no Rio de Janeiro, conta que sua alimentação durante a infância era baseada em alimentos com excesso de gordura e ultraprocessados. “Minha alimentação sempre foi errada, era salgadinho, pizza, doces, só coisas que fazem mal e coisas gordurosas”, relata o jovem que chegou à obesidade ainda na adolescência.

Esta também era a realidade da dona de casa Viviane Santos Ludwig, 30 anos, que chegou a pesar mais de cem quilos e decidiu mudar seus hábitos. “Minha alimentação era totalmente errada. Eu gostava de comer alimentos saudáveis sim, mas não comia, e, quando me alimentava, comia demais, comia alimentos supercalóricos. Então, no dia 10 de junho de 2013, pesando 130 kg, eu resolvi mudar, mas mudar para melhor, comecei mudando a minha alimentação, todos os dias eu trabalhava por conta própria na minha casa, fazia comida para marmitex e meu esposo vendia, então preparava a minha alimentação separada, inclui no meu dia a dia, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, leite desnatado, diminuí açúcar, massas, doces e refrigerante da minha alimentação e do meu dia a dia, não consumo temperos industrializados, é tudo natural, como carne vermelha uma vez por semana. Comecei a fazer caminhada todos os dias no bairro onde moro, eu ia sozinha mesmo, caminhava por uma hora de segunda a sábado”, conta Viviane, que hoje pesa 79kg.

O Ministério da Saúde alerta para a importância do acompanhamento de profissionais de saúde no estabelecimento de dietas adequadas para cada pessoa. O Guia Alimentar Para a População Brasileira também apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que tem como objetivo a promoção da saúde da população brasileira como um todo e a prevenção de enfermidades. Acesse.

Uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico. As necessidades alimentares de cada indivíduo precisam considerar a cultura de cada região, gênero, etnia, raça, além de ser necessário estabelecer um consumo harmônico em qualidade e quantidade e priorizar alimentos baseados em práticas produtivas adequadas e sustentáveis. Uma alimentação variada, equilibrada, consumida com prazer, com regularidade e atenção, sempre que possível em companhia, influencia de forma direta na saúde e no bem-estar. Alimente-se bem! Cuide da sua saúde!

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: www.blog.saude.gov.br

Visite nosso site: http://www.vivamelhoronline.com.br

Anúncios

0 Responses to “Alimentação saudável para comemorar o Dia Mundial da Saúde”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.290 outros seguidores

Calendário

abril 2015
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 838,287 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: