Alimentos Naturais

Vivemos na era do fast-food. É difícil encontrar tempo e apreciar uma boa refeição quando estamos constantemente atolados de compromissos. A vítima dessa correria insana é sempre a dieta, como não temos tempo adequado para nos alimentar (ou achamos que não temos) apelamos para a praticidade de comidas congeladas, a entrega rápida, aquele hot-dog… no final do dia nosso corpo sofre além do cansaço, de uma tremenda deficiência nutricional. Muitos apelam para os suplementos vitamínicos, realmente você pode obter toda a quantidade diária recomendada de vitamina C tomando um comprimido. Pode ainda fazer o mesmo comendo uma laranja. O que é melhor? Na maioria esmagadora dos casos, a laranja – um alimento natural!

Alimentos naturais — frutas, verduras, grãos, carnes magras e laticínios — apresentam 3 grandes vantagens que você não encontra nos suplementos.

Os alimentos naturais são complexos. Eles contém vários nutrientes importantes para o organismo – em vez de apenas alguns –, apresentando maior valor nutricional. Uma laranja, por exemplo, é uma fonte importante de vitamina C, mas também é rica em beta-caroteno, cálcio e outros elementos. Da mesma forma, um copo de leite fornece proteínas, vitamina D, riboflavina, cálcio, fósforo e magnésio. Se você usar apenas suplementos de cálcio, e não comer alimentos ricos nesse mineral, como os derivados do leite, deixa de ingerir todos os outros nutrientes importantes para manter os ossos saudáveis.

Os alimentos naturais contém fibras. As fibras são importantes para a digestão e para prevenir algumas doenças. As fibras solúveis – encontradas em grãos, além de algumas frutas e verduras – e insolúveis – encontradas nos cereais e em algumas frutas e verduras – podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes e constipação.

Os alimentos naturais contém outras substâncias que podem ser importantes para a saúde. Frutas e verduras, por exemplo, contém elementos denominados fitosubstâncias, que podem proteger o organismo de doenças cardíacas, câncer, osteoporose e diabetes. Ainda não se sabe o papel exato desses elementos. Entretanto, se você der preferência aos suplementos, deixará de usufruir dos possíveis benefícios das fitosubstâncias.

Postado por Edson Fabrício
Siga o blog no Twitter: @vivamelhor
Imagem: reprodução

0 Responses to “Alimentos Naturais”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Twitter @vivamelhor

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se aos outros seguidores de 2.164

Calendário

outubro 2010
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 998.435 hits

%d blogueiros gostam disto: