Os cuidados com medicamentos e preventivos são essenciais na vida de toda pessoa, mas é necessário lembrar que até as prevenções devem ser moderadas. No Brasil em época de inverno, é comum a programação de viagens para locais onde se tem mais campo durante as férias ou finais de semana. E é durante o inverno que os insetos aparecem com mais freqüência e a melhor maneira de cuidar disso é fazendo uso do repelente.
Sabe-se que os efeitos do repelente duram apenas duas horas e muitas pessoas preferem ficar repondo ao término destes períodos de tempo. Especialistas dizem que esta atitude é prejudicial aos olhos e a pele, sobretudo nas crianças. É preciso saber a concentração de substâncias usadas na composição do repelente e com estas informações administrar as horas em que o produto pode ser passado.
A Ana Mósca, presidente do Comitê de Dermatologia da Sociedade de Pediatria do Estado do RJ deu umas dicas sobre como usar repelente adequadamente nas crianças.
• De 0 a 6 meses
Não deve ser usado repelente. Isole a pele com óleo infantil, que ajuda a evitar que o mosquito identifique o cheiro do suor do bebê. O ideal é deixar a pele oleosa. Use telas de proteção na janela e mantenha ambientes fechados.
• 6 meses a 2 anos
O ideal é continuar evitando o repelente. Se houver necessidade, prefira usar o produto na roupa da criança antes de vestí-la. Nesse caso, opte por repelentes à base de termetrina, menos tóxico do que o D.E.E.T.
• 2 a 7 anos
Use repelentes com moderação. A concentração deve ser menor do que 10% e o produto só deve ser utilizado em áreas expostas do corpo. O ideal é usar ao entardecer, quando há maior circulação de mosquitos. Aconselha-se no máximo duas vezes por dia.
• 7 a 12 anos
Ainda deve ser usado o tipo infantil, mas o uso já é mais liberado. Use até três vezes por dia somente nas áreas expostas do corpo.
• A partir dos 12 anos
Pode ser usado o repelente comum, para adultos. O uso também deve ser de três vezes ao dia no máximo.
• Outras dicas
Não passe repelente na palma da mão da criança, que pode levar o produto à boca. Não use por baixo da roupa. Uso em excesso pode causar alergia, vômito, tontura e dor de cabeça. Concentração de 10%: efeito dura até duas horas; 20%, quatro horas.
(FONTE: Terra)
Texto: Duda

