Equipamento destrói tumor com ondas de ultrassom superpotentes.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) está usando de forma experimental um novo equipamento capaz de destruir tumores por meio de ondas de ultrassom superpotentes. O High Intense Focus Ultrassound (Hifu) já foi usado com sucesso para eliminar miomas (tipo de tumor benigno) em seis mulheres na instituição no último mês.
O aparelho será usado também como tratamento para metástases ósseas. O câncer de mama, por exemplo, é o tumor em que há o maior risco de metástase óssea. Com a técnica, os pacientes não precisam receber anestesia, ficam livres dos riscos de infecção e recebem alta no mesmo dia do procedimento.
Segundo Marcos Menezes, coordenador do Serviço de Radiologia do Icesp, o instituto é o primeiro órgão público da América do Sul a adquirir o equipamento. A tecnologia, resultado de uma parceria entre a GE Healthcare e a empresa israelense Insightec, combina a ressonância magnética – que localiza com precisão o tumor – e um feixe de ultrassom intenso que consegue queimar as células cancerígenas.

“Com o Hifu, localizamos o tumor pela ressonância e direcionamos o feixe de ultrassom apenas no ponto focal onde estão as células cancerígenas. Essa energia é acumulada nesse ponto e eleva a temperatura do tecido em 80ºC”, explica Menezes. Assim, o tumor é queimado sem danificar os tecidos adjacentes.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,equipamento-destroi-tumor-com-ondas,706486,0.htm

0 Respostas to “Equipamento destrói tumor com ondas de ultrassom superpotentes.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

novembro 2011
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.074.445 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora