Projetos de Responsabilidade Social: Philips do Brasil

Continuando a falar sobre projetos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade vamos mostrar um dos projetos realizados pela Philips do Brasil.

Seguindo sua missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas e mantendo o foco em sua área de negócio de Cuidados com a Saúde, a Philips do Brasil possui uma parceria com a Associação Viva e Deixe Viver, que, por meio do projeto Contadores de Histórias, permite ao voluntário da Philips exercer sua cidadania, levando humanização aos hospitais.

Na atuação dos voluntários contadores de histórias dentro dos hospitais, foi percebido ao longo dos anos o quanto a ação envolve não somente a criança ou o adolescente atendido, mas também os familiares e até mesmo a equipe médica e multidisciplinar do hospital.

Hoje, o profissionalismo com que é realizado e a continuidade do trabalho voluntário tornam a presença desses cidadãos dentro do ambiente hospitalar fundamental, com interferência até mesmo no processo de recuperação dos pacientes. A Associação tem como missão fomentar a Educação e a Cultura na Saúde por meio da leitura e do brincar, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre, agradável e terapêutico, contribuindo positivamente para o bem-estar de seus familiares e equipe multidisciplinar.

Além da parceria institucional e social da Philips com a Associação, contempla ainda a realização do processo de seleção e capacitação de funcionários voluntários na própria empresa que posteriormente se unem ao corpo de voluntários da Associação. Entre os anos de 2008 e 2009, o projeto contou com a participação de 38 voluntários da Philips, em um total de 647 presenças/atuações em hospitais com mais de 1,5 mil horas doadas e 3.720 crianças atendidas, em 23 hospitais.

Ainda seguindo o conceito de trabalhar em busca da humanização no atendimento dos hospitais, a Philips do Brasil também patrocinou o Congresso de Humanização da Saúde em Ação, realizado em São Paulo em 2009. Foram mais de 600 participantes e 145 trabalhos inscritos para serem apresentados durante os três dias de encontro, o que revelou a importância do Congresso de Humanização da Saúde em Ação, que refletiu sobre o conceito de humanização e suas interfaces frente à transformação dos modelos assistenciais e de gestão. O evento teve como tema “Caminhos da Humanização para a Mudança dos Modelos de Atenção e Gestão na Saúde”.

Em 2009, com o acontecimento da epidemia da Gripe A H1N1, diante do número elevado de contágios e sob orientação do Ministério da Saúde, os hospitais onde o Viva atua suspenderam as atividades voluntárias por 6 meses, para que diminuísse a circulação de pessoas no ambiente hospitalar. Mesmo com a suspensão das atividades por um longo período de tempo, o número de atuações, bem como de pessoas impactadas pela ação dos voluntários contadores de histórias, atingiu sua média anual, o que demonstra a efetividade e a regularidade dos atendimentos e, da mesma forma, a garantia de continuidade e dos benefícios que a promoção da Cultura na Saúde traz para os pacientes e todos os envolvidos.

Fonte: http://www.sustentabilidade.philips.com.br/

Anúncios

0 Responses to “Projetos de Responsabilidade Social: Philips do Brasil”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.291 outros seguidores

Calendário

janeiro 2012
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 939.009 hits

Top 5

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: