Atividades de conscientização, serviços gratuitos e atrações culturais vão marcar as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher em Cachoeiro de Itapemirim. A prefeitura se uniu a parceiros e preparou uma programação especial voltada para a valorização do público feminino.
A série de atividades começa na terça-feira (6), com um workshop sobre Violência Doméstica, a partir das 18h, no auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso. Aberto ao público, o evento organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) vai contar com palestras sobre o tema. A Lei Maria da Penha, que protege as mulheres de diversas formas de violência, será o assunto tratado pela promotora de Justiça Sueli Lima e Silva, coordenadora da Promotoria Estadual da Mulher. O evento será encerrado com um debate entre os participantes.
Na quinta-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, parte das atividades vão se concentrar na praça Jerônimo Monteiro. Entre 14h e 19h, serão oferecidos atendimento psicológico e social, orientações jurídicas, nutricionais e sobre saúde da mulher, maquiagem, informações sobre os programas Bolsa Família e Passe Livre, entre outros serviços, todos gratuitos.
Também haverá distribuição de panfletos com informações sobre serviços públicos voltados ao público feminino e sobre a legislação que o ampara. O Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cidadania, coordenado pela primeira-dama Auxiliadora Casteglione, e o Centro Universitário São Camilo são parceiros da Semdes nessa inciativa.
Ações sistemáticas para prevenir violência doméstica
Durante todo o ano, a Semdes oferece palestras e orientações sobre como prevenir e identificar a violência doméstica, com os programas Promotoras da Paz e o Ciranda Feminina. Além disso, o setor de Política de Gênero orienta as mulheres quanto aos caminhos para a garantia dos direitos e superação das vulnerabilidades sociais.
“Em três anos de governo Casteglione, aprimoramos nosso atendimento com ações preventivas e de garantia de direitos. O 08 de março vem reforçar nosso trabalho quando levamos os serviços de forma incisiva para a rua. Com isso, entramos em contato direto com quem precisa e levamos informação a quem pode contribuir para acabar com a violência que vitimiza as mulheres diariamente”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Maria Pizza.
Informações parciais. Confira o texto e a programação na íntegra acessando a fonte: Viaes.com.br
