Hoje é o Dia Nacional da Saúde Bucal

O dia 25 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde Bucal para lembrar a população sobre a importância da higiene da boca, capaz de prevenir várias doenças. Os principais cuidados são a correta escovação dos dentes após as principais refeições, uso rotineiro do fio dental e a escovação da língua. Segundo o dentista Mário Kruczan, esses passos são fundamentais para combater a placa bacteriana, principal responsável pelas cáries e doenças periodontais.

Para complementar a saúde bucal, o dentista indica uma dieta balanceada. “O ideal é dar preferência para alimentos como frutas, verduras, proteínas e deixar de lado alimentos com açúcar refinado, que tem alto potencial cariogênico”. Outra boa dica é investir em alimentos considerados detergentes, que auxiliam na remoção de resíduos alimentares, como a maçã, a pera e a cenoura, por serem alimentos fibrosos. “Mas vale ressaltar que não substituem a escovação”, diz o dentista, que é especialista em Periodontia e Prótese Dental, membro da Sociedade Francesa de Periodontia.
Para manter uma boa saúde bucal
    
1- A escovação deve ser feita diariamente após as principais refeições com movimentos circulares ou de varredura, atingindo todas as faces dos dentes.
2- A escova deve ter cabo reto, cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e devem ser trocadas num prazo máximo de 90 dias.
3- No processo de escovação a língua não pode ser esquecida. Deve ser escovada de maneira gentil em movimentos de trás para frente, removendo os detritos alimentares depositados sobre ela. Uma opção é usar os limpadores de língua, produto específico para a função.
4- Utilizar o fio dental diariamente sem ferir as gengivas. O fio deve ser passado nos espaços interdentais onde a escova não chega.
5- Os enxaguatórios bucais são importantes auxiliares na higiene oral, entretanto, não substituem a escovação nem o uso do fio dental. Devem ser indicados pelo dentista, pois existem vários tipos com indicações diferentes.
6- Manter uma alimentação saudável.
7- Evitar o consumo excessivo de alimentos com açúcar refinado.
8- Evitar o uso de fumo e de bebidas alcoólicas, o uso abusivo dessas substâncias são fatores de risco para o câncer bucal e para a doença periodontal.
9- Visitar regularmente o dentista.
Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://saude.terra.com.br
Anúncios

0 Responses to “Hoje é o Dia Nacional da Saúde Bucal”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.291 outros seguidores

Calendário

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 877,633 hits

Top 5

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: