Médico alerta para Doenças na Visão que poderiam ser Evitadas

No dia em que se é comemorado o Dia da Saúde Ocular, ontem (10), especialista alerta para a falta de preocupação dos brasileiros com a saúde dos olhos. Segundo Adamo Lui Netto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o  essencial é fazer um check-up pelo menos uma vez por ano. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o indivíduo tivesse buscado tratamento a tempo.
07_07_2011_204541_86506507ofatlmojupitermat

Segundo o especialista, os sintomas mais comuns que levam à procura do médico são a diminuição da acuidade visual para longe ou perto, cansaço e dores de cabeça.

— As crianças, por exemplo, só procuram o oftalmologista por dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula, os jovens costumam apresentar sinais de cansaço visual e dor de cabeça, e na fase adulta, a dificuldade para enxergar de perto se mostra mais frequente, na qual são necessários exames para a prevenção de doenças, como o glaucoma.

O médico ainda alerta para as ameaças que estão nas atividades diárias, como a redução de piscadas por minuto, comum de quem passa muito tempo em frente ao computador.

— Um agravante para esse caso é a permanência prolongada nos espaços com ar condicionado, que resseca o ambiente e dá a sensação de olho seco, que pode piorar se a pessoa não utilizar colírios lubrificantes e aumentar a frequência de piscar no decorrer do dia. A consulta dever ser realizada ainda na maternidade, para que doenças congênitas ou hereditárias possam ser detectadas e corrigidas, já durante a infância, adolescência e fase adulta o recomendado é fazer o exame anualmente.

De acordo com médico, acima dos 40 anos, é comum ter início a presbiopia ou visão cansada, sendo necessária a troca da correção óptica para perto, que permite uma visão confortável para o dia a dia. A dica do médico para melhorar os sintomas é a cada período de aproximadamente uma hora, dar um descanso para o olho e lavá-lo com água filtrada fria.

— Caso a pessoa não utilize os óculos quando preciso pode trazer consequências como: diminuição da acuidade visual, cansaço visual, cefaleia e mal-estar geral, inclusive com indisposição gástrica. Por essa razão, a utilização de óculos ou outro tipo de correção óptica é imprescindível e obrigatória.

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://noticias.r7.com

0 Respostas to “Médico alerta para Doenças na Visão que poderiam ser Evitadas”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.103 outros assinantes

Calendário

julho 2013
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.035.627 hits

%d blogueiros gostam disto: