Saúde Espiritual

girl-15599_1920

Em outubro, a Associação Mundial de Psiquiatria aprovou documento que declara a importância de se incluir a espiritualidade no ensino, pesquisa e prática clínica da psiquiatria.

Muitos estudos estabelecem correlação entre Espiritualidade e Bem Estar.

Entre pessoas sob estresse ou em situações de fragilidade, o impacto positivo do envolvimento religioso na saúde mental é ainda maior.

A religiosidade também serve para reforçar laços sociais, reduzir a solidão e depressão e amenizar o estresse causado por doenças e perdas.

Três meta-análises (revisões científicas) já realizadas sobre o tema indicam que, após controle de variáveis como estado de saúde da pessoa, a frequência em serviços religiosos esteve associada a um aumento médio de 37% na probabilidade de sobrevida em doenças como o câncer.

Um estudo publicado pela revista Cancer, da Sociedade Americana de Câncer, revisou dados obtidos com mais de 44 mil pacientes e concluiu que são os aspectos emotivos da espiritualidade e da religiosidade que mais trazem benefícios para a saúde física e mental de pacientes com doença. Isto não acontece quando o paciente se dedica meramente nos estudos e pesquisas sobre religião.

Porém, os mesmos estudos indicam que há impactos negativos quando há ênfase na intolerância e abandono de tratamentos médicos.

A espiritualidade sadia é equilibrada e, assim como todos os demais Pilares da Qualidade de Vida (Saúde Física, Saúde Emocional, Alimentação Saudável, Meio Ambiente e Saúde Financeira), depende do bom senso. Quando há dificuldades em alcançar este bom senso, por que não procurar ajuda profissional?

Informações parciais da fonte: Folha de São Paulo – 24/11/2015

Anúncios

1 Response to “Saúde Espiritual”


  1. 1 Claudine Bernardes janeiro 28, 2016 às 4:55 pm

    Durante bastante tempo a espiritualidade esteve afastada dos tratamentos psicológicos e me parece ótimo essa nova visão. Para que o tratamento psicológico seja efetivo todas as dimensões do ser humano devem estar dentro e ser uma ponte para ajudar na cura.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

dezembro 2015
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 791,194 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: