2016 só está começando mas a maioria de nós já acumula uma imensa lista de objetivos para o ano. Seus itens estão relacionados à possibilidade financeira? Em caso positivo, este post é para você que não consegue driblar os extras de cada mês que consomem o resto do salário que poderia ser poupado.

O educador financeiro Reinaldo Domingos, da consultoria DSOP, sugere 4 passos para aprimorar as finanças pessoais: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar.
1 – Diagnosticar é fazer o planejamento financeiro. Fazer uma lista dos gastos, comparar com a renda mensal e descobrir onde é possível reduzir ou eliminar despesas.
Se está endividado, quite primeiro aquelas dívidas com os juros mais pesados.
2 – Sonhar é estabelecer metas: de curto, médio e longo prazo.
Exemplos:
- Curto prazo (duração de até 12 meses): acumular um fundo de emergência para imprevistos como gastos com saúde ou perda de emprego. É recomendável que se acumule o valor equivalente a 6 meses de despesas mensais.
- Médio prazo (duração a partir de 1 até 10 anos): poupar para realizar a viagem dos sonhos. No lugar de parcelar, você pode acumular o valor total e conseguir um belo desconto ao pagar à vista.
- Longo prazo (duração acima de 10 anos): cuidar da aposentadoria para garantir uma melhor idade tranquila. Busque assessoria especializada em Previdência para projetar o valor necessário e garanta uma aposentadoria segura.
Evite parcelar seus sonhos. Prefira acumular para pagar à vista e conseguir bons descontos por isso.
E por último, não gaste mais do que ganha. Separe uma parcela do seu salário para cada uma das metas citadas acima e torne isso um compromisso. E, com o tempo, essa prática se tornará um hábito sem que perceba.
Informações parciais da fonte: DSOP
0 Respostas to “Saúde Financeira”