A saúde bucal é tão prioritária quanto a saúde do corpo em geral. Seu corpo pode avisar que algo vai mal através de aftas, herpes, excesso de saburra e outros sinais na boca.
Não higienizar a boca pode trazer graves prejuízos ao corpo, pois nela se abriga uma grande quantidade de microorganismos que, além de causarem problemas conhecidos como: cárie, gengivite e periodontite, podem também desencadear graves inflamações e infecções acometendo órgãos vitais como o coração.
Neste post, vamos falar exclusivamente sobre a Saburra Lingual que consiste em uma camada esbranquiçada, amarelada ou amarronzada, composta por células descamadas, restos alimentares e bactérias no dorso da língua. Pode ocorrer quando há redução da saliva ou descamação da pele.
As bactérias presentes na saburra lingual degradam as proteínas, produzindo compostos sulfurados, responsáveis pelo mau hálito. Entre as bactérias estão presentes alguns tipos que podem causar doenças como: gastrite, pneumonia, endocardite bacteriana e até mesmo acidente vascular cerebral.
A saburra também pode ser sinal de doenças como: escarlatina, icterícia e deficiência de vitaminas do complexo B.
Por esses motivos, a limpeza diária da língua não pode ser esquecida ao escovar os dentes. A higienização deve ser realizada com a escova de dente, algumas escovas vem com raspadores no lado de trás da cabeça (veja figura abaixo), e/ou limpadores de língua. Consulte regularmente um profissional de odontologia para receber as orientações adequadas ao seu caso.
0 Respostas to “Saúde Bucal: Saburra Lingual”