
A garganta arde, o nariz escorre, o corpo fica mole e lá vem a febre. Você sabe dizer se é resfriado ou gripe? Veja a diferença e os tratamentos:
RESFRIADO
É uma infecção das vias aéreas superiores que pode ser causada por mais de 200 diferentes microorganismos. Os mais comuns são os adenovírus, os coronavírus e os rinovírus, responsáveis por destruir o revestimento interno das vias respiratórias. O resfriado ataca principalmente o nariz e a garganta. Espirros, tosses e obstrução nasal são os principais sintomas, além da diminuição do olfato e do paladar. Quando ocorre febre, é baixa ou moderada.
O resfriado é bem mais ameno que a gripe e pode durar de dois a três dias. É contagioso e pode ser transmitido por meio de espirros, tosse ou fala. Para prevenir o resfriado, alimente-se bem, faça exercícios regulares e evite lugares fechados no inverno. Como não existem antibióticos e medicamentos efetivos contra os vírus, o melhor é atenuar os sintomas, tomando analgésicos, antitérmicos, usando spray nasal e fazendo gargarejos com água morna.
GRIPE
É uma infecção respiratória mais séria que o resfriado. É causada pelos vírus influenza A e B, descobertos em 1933 e até hoje bem contagiosos. Sua transmissão acontece pelas partículas da saliva de uma pessoa infectada, que são expelidas pela respiração, pela fala, por tosse ou por espirros. A gripe fica encubada, em média, dois dias.
Os sintomas variam de acordo com o vírus e as mutações que ele sofre a cada temporada. Cansaço, mal-estar, corpo mole e dolorido, febre elevada (entre 38 e 39ºC) que pode durar até três dias, calafrios, tosse seca, dores de cabeça e de garganta, além de nariz entupido são os mais comuns.
A gripe demora mais para passar que o resfriado, mas também vai enfraquecendo aos poucos, de forma natural, dependendo da capacidade imunológica de cada indivíduo, o que pode ocorrer entre três a cinco dias.
Para se prevenir e tratar, o ideal é beber muito líquido – água principalmente – e se alimentar de maneira saudável, ingerindo frutas, verduras e legumes, e repousar bastante. Clique aqui para ler essa matéria na íntegra.
Fonte: Terra – Especial Inverno 2009
Foto: Reprodução
1 Resposta to “Resfriado ou Gripe?”