Governos temem que falte vacina na Am. Sul

Governos temem que falte vacina na América do Sul

Países ricos teriam reservado doses que estão sendo produzidas

Autoridades dos ministérios da Saúde de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Uruguai manifestaram ontem, durante reunião em Buenos Aires, preocupação com a possível escassez de vacinas contra a gripe suína nos países da região.

Nosso temor é de que as vacinas que estão sendo fabricadas já estejam comprometidas (com os países do Norte) declarou o ministro Juan Manzur, da Argentina.

Segundo ele, a preocupação foi transmitida à Organização Pan-Americana da Saúde. Anteontem, a Organização Mundial da Saúde já havia alertado que não haverá vacina para todos e que 1,8 bilhão de doses já foram compradas por países ricos.

Sem vacinas para todos, a OMS apresentou estratégias que poderão ser usadas: profissionais de saúde devem ser priorizados, além de pessoal do setor de infraestrutura essencial, como segurança e aeroportos.

Vacina deve chegar ao mercado em dezembro

A vacina fica pronta em outubro e deve chegar ao mercado em dezembro, após testes clínicos. O Instituto Butantà terá de doar 10% de sua produção de vacinas contra a gripe suína à Organização Mundial da Saúde.

No encontro em Buenos Aires, os representantes dos ministérios se disseram preocupados com a possibilidade de que ocorra “uma segunda onda” do vírus nas próximas semanas.

O governo Lula foi representando pelo diretor-geral do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Hage, e pelo diretor de Controle Sanitário de Aeroportos, Embarcações e Terminais de Transporte, Paulo Koury.

Fonte: O Globo 16.07.2009

0 Respostas to “Governos temem que falte vacina na Am. Sul”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

julho 2009
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.076.193 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora