Arquivo para 16 de março de 2010

Quitanda Saudável

Confira as propriedades funcionais de alguns alimentos e planeje seus cardápios:

• Abacate: contém glutationa, antioxidante que reforça o sistema imunológico.

• Alho: antibiótico natural, antioxidante e anticoagulante. Auxilia na prevenção e tratamento de gripes e do câncer.

• Azeite de oliva extra-virgem: contém vitamina E, potente antioxidante protetor das células.

• Crucíferos (repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rabanete): contém indóis que ajudam na prevenção do câncer de mama e de útero.

• Soja e derivados: rica em proteína de alto valor biológico, cálcio e isoflavonas. Previne contra o câncer de mama, de endométrio e de próstata.

• Tomate: rico em licopeno, bioflavonóide que protege contra o câncer de próstata. Outra boa fonte desse composto é a melancia.

• Leite fermentado com lactobacilos: os probióticos presentes restauram e protegem a flora intestinal do câncer.

• Castanha-do-Pará: melhora o humor e é rica em selênio, mineral antioxidante que previne alguns tipos de câncer.

• Pimenta vermelha: além de rica em vitaminas antioxidantes (A e C), contêm bioflavonóides que protegem contra o câncer.

• Cenoura: contém betacaroteno que reduz o risco de câncer.

Alimentos e produtos que devem ser evitados:

• Enlatados e embutidos (salsichas, lingüiças, presuntos, frios em geral, etc): o uso de conservantes químicos como os nitritos e nitratos presentes nos alimentos enlatados, nas carnes curadas ou embutidos, na carne seca e no bacalhau, servem para manter a cor dos alimentos e protegê-los contra a contaminação de bactérias. Mas essas substâncias no organismo, podem se converter em perigosos agentes cancerígenos (nitrosaminas) que atacam o tecido gástrico.

• Sal em excesso: já se provou que o sal aumenta o risco de câncer do estômago, nariz e garganta. O sal em excesso irrita a mucosa e provoca a atrofia do tecido do sistema digestivo. Não é necessário abolir totalmente o sal, mas é recomendável reduzir as doses. Vai achar estranho no começo, mas depois você se acostuma e até sentirá melhor o sabor dos alimentos.

• Churrasco: nas carnes assadas na brasa o problema já começa na brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, como o alcatrão que também está presente em todos os tipos de alimentos defumados.

Postado por Edson Fabrício
Siga o Blog VMO no twitter: @vivamelhor
Fonte: Revolution Health
Imagem: reprodução

A importância da Rotina

Iguais? Nem tanto…confira as diferenças entre os pimentões

Postado por Edson Fabrício
Siga o Blog VMO no twitter: @vivamelhor
Fonte: Revista Viva Saúde
Imagem: reprodução

Novo Rol de Procedimentos da ANS. Mais qualidade de vida?

“Procedimentos em uma tabela não significam nada. Fazer ou ter mais procedimentos não é ter mais qualidade”, são com essas palavras que a gerente geral Técnico Assistencial da Agência Nacional de Saúde Suplmentar (ANS), Martha Oliveira, inicia sua explicação sobre o objetivo do projeto em elaborar diretrizes baseadas em evidência e a atualização do rol de procedimentos, previsto para ser lançado em dezembro e entrar em vigor no dia 2 de abril de 2010.

Entre as mudanças, estão a unificação das tabelas do rol médico e do rol odontológico e a revogação dos antigos normativos sobre saúde mental (Consu 11), planejamento familiar (RN192) e transplantes (Consu 12), que agora passam a compor o corpo da nova RN.

A última atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde entrou em vigor no dia 2 de abril de 2008 e, a partir de então, a relação de procedimentos obrigatórios passou a contar com 2.973 itens e incluiu algumas novas tecnologias, como o Yag Laser, procedimentos para anticoncepção, procedimentos cirúrgicos e invasivos, além de exames laboratoriais.

“Vamos revisar de novo, porque não queremos mais passar pelo que já passamos há dois anos em ter que incorporar 150 procedimentos numa ‘tacada” só. Isso não é bom para ninguém”, comenta Martha. “A ideia é que com o passar do tempo cada revisão tenha uma menor importância e é assim que tem que ser”.

Em relação às novas coberturas, destacam-se a inclusão do marcapasso multissítio, do PET-scan oncológico, do transplante alogênico de medula óssea e das cirurgias torácicas por vídeo, além da ampliação do número de consultas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia/psicoterapia e nutrição.

Segundo a gestora da ANS, somente os produtos nacionalizados têm direito à cobertura de inclusão, por lei. “Hoje a política da Anvisa é não dar registro para um produto se ele não tiver o preço nacionalizado”. Porém, Martha argumenta que mais importante que a questão destes produtos é trabalhar a questão dos medicamentos e dos materiais de usos especiais, que devem ser amplamente discutidos pela agência após o novo rol de procedimentos, juntamente com as diretrizes, entrar em vigor.

Os impactos da inclusão do rol de procedimentos são os mais diversos em cada operadora de planos de saúde.

No documento de 2008, por exemplo, o impacto médio foi de 1,1% mais o reajuste, totalizando cerca de 6%. “Isso já foi repassado no reajuste do ano passado. Em média, quando você pega operadora por operadora uma teve impacto zero e outra teve impacto ‘x”, ou seja, o rol nunca vai ter impacto igual para todas”, afirma.

Martha acredita que os impactos do novo rol de procedimentos vão acontecer da mesma forma. “Esses custos vão ser agregados, porque a metodologia é única. O impacto do rol de 2007 não aconteceu só de 2008 para 2009, pois ele vai acontecer até 2010. Alguns procedimentos vão ter o seu uso acrescido depois de um ano que está na tabela”, complementa ao citar que o novo rol deve ter um outro acréscimo, podendo ser duplicado.

por Thaia Duó –

18/09/2009

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

março 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.074.158 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora