Arquivo para 27 de maio de 2010

Bom sono …

A qualidade do sono influencia muito a vida diária. Geralmente, a sonolência excessiva que é sentida durante o dia é reflexo de uma noite mal dormida ou mesmo de algum distúrbio do sono que é desconhecido pela pessoa. Para não perder mais o sono confira as dicas:

Não tome bebidas com cafeína a noite
O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola contêm cafeína, que são excitantes do sistema nervoso. Mesmo que a pessoa não perceba, o sono torna-se superficial e fragmentado. O efeito da cafeína pode durar 8 a 14 horas.

Não tome bebidas alcoólicas à noite
Ao contrário do que falam que o álcool não favorece o sono. Uma dose de álcool pode ajudar uma pessoa tensa a relaxar e adormecer, mas o sono que se segue não é um sono normal. A respiração fica prejudicada, surgem roncos, despertares, sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica. Por isso não queira combater e tratar a ausência de sono com bebidas alcoólicas.

Se usar hipnóticos faça-o raramente
Os comprimidos para dormir, assim como o álcool, não produzem um sono normal, viciam e perdem rapidamente o efeito. As pílulas para dormir devem ser tomadas por, no máximo, duas semanas. O uso esporádico parece ser inofensivo e pode ser até indicado, mas é perigoso ao longo do tempo.

Dicas Essenciais:

  • tenha seus rituais – Crie um ritual agradável para a hora de dormir. Tente meditação, relaxamento, oração, ou outra técnica de controle da tensão. A leitura não relacionada com trabalho ou problemas é um bom hábito.
  • não olhe o relógio cada vez que acordar – Este mau hábito acrescenta sofrimento à tortura de uma eventual noite de insônia.
  • durma em ambiente escuro e silencioso – Se não puder escapar da luz ou do ruído, máscaras e tampões de ouvido podem ser a solução.
  • evite calor ou frio excessivos no quarto de dormir – Pois eles são bem reconhecidos como perturbadores do sono. Temperatura abaixo de 17 graus causa sonhos desagradáveis e calor acima de 29 graus causa mais despertares e movimentação. Nas noites frias, um banho quente e prolongado soluciona os pés frios e ajuda a relaxar.
  • não durma com fome – O valor de um copo de leite morno ao deitar tem base científica. O leite é rico em triptofano, que é um percursor da serotonina, uma substância envolvida no processo de sono. Sabe-se que após 6 a 11 dias de dieta com poucas calorias reduzem o sono e passam o tempo procurando alimento. Foi visto, também, que pessoas com fome ou perdendo peso têm o sono da segunda metade da noite um pouco prejudicado. Nem por isso fica liberado o “assalto” à geladeira no meio da noite.
  • faça refeições leves à noite – À partir dos 16 anos a capacidade digestiva vai diminuindo. O alimento não digerido entra em putrefação no intestino, provoca distensão do abdome, dificulta a respiração, causa roncos, apnéias e palpitações. Após certa idade, a maioria das pessoas naturalmente vão tornando as refeições da noite mais leves. Isto está correto e ajuda a ter uma boa noite de sono.
  • use a cama para dormir – Algumas pessoas fazem da cama e do quarto de dormir um recanto para piqueniques, sala de jogos, de TV e de leitura. Isto cria hábitos desfavoráveis ao sono. Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono, tentando dormir. Deve-se levantar, procurar uma atividade fora da cama e só retornar quando sentir novamente sono, para dormir.

Postado por Edson Fabrício
Imagem: reprodução

Dia Mundial Sem Tabaco

Azeite a sua vida!

Grande aliado do coração, o azeite, óleo obtido da prensagem de azeitonas e ingrediente da famosa dieta mediterrânea é indispensável para uma alimentação saudável!

Comprovado por várias pesquisas, esse óleo possui propriedades que diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) e eleva a dose em nosso organismo do bom colesterol (HDL). Isso acontece, graças ao ácido oléico, presente em 80% de sua composição.

O azeite também apresenta propriedade antiinflamatória, diminui consideravelmente o risco de derrames, diabetes, várias doenças cardíacas, câncer de mama, câncer de pulmão e até alguns tipos de demência! Diante de tantos benefícios, a Espanha, junto as Nações Unidas lançou uma campanha para transformar a dieta do mediterrâneo em patrimônio histórico da humanidade. Apesar de calórico, o azeite é mais saudável e pode substituir os demais óleos na culinária – como o de soja e o de girassol, na preparação dos pratos.

Três colheres de sopa de azeite por dia é o suficiente para usufruir dos benefícios desse alimento. Diante de todas essas qualidades, não deixe de adotar o azeite em sua dieta diária, o seu paladar e coração certamente agradecem!

Postado por Edson Fabrício
Imagem: reprodução


Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 772 outros assinantes

Calendário

maio 2010
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.074.303 hits

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora