O poder do Chá

Considerado a segunda bebida mais consumida no mundo, o chá apresenta propriedades benéficas á saúde. A bebida é funcional, ou seja, além dos nutrientes conhecidos, exerce funções protetoras e preventivas contra doenças cardiovasculares, diabete, pressão alta, infecções respiratórias, artrite, alguns tipos de câncer, entre outras. O chá seria uma das alternativas para o controle da oxidação e dos radicais livres no organismo.

Há na bebida, outras substâncias com propriedades diuréticas, como a teofilina e a teobromina, além de ter quantidade significativa de minerais como potássio, magnésio, fósforo, flúor e vitaminas do grupo B. Embora muitas pessoas usam o termo “chá” para se referir às bebidas feitas com ervas ou que resultem da infusão de folhas em água quente, como camomila, macela ou hortelã, os efeitos benéficos do chá verdadeiro não têm a ver com os das outras ervas, que não possuem poder antioxidante. O consumo do chá deve ser diário, cerca de um litro. Em excesso, tanto o preto quanto o verde pode provocar insônia, excitabilidade e distúrbios gastrointestinais.

Existem quatro variações do chá: branco, verde, vermelho e preto. No entanto, diferem quanto ao tempo de secagem, que define coloração, sabor e propriedades terapêuticas. No Brasil, os mais comuns são o preto e o verde.

Chá verde: rico em polifenóis, uma classe de fitoquímicos que pode conter maior efeito antioxidante que as vitaminas C e E. O poder do chá verde contra o câncer foi identificado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ohio, nos Estados Unidos, onde o principal ingrediente ativo denominado catequina, intefere no crescimento dos tumores. Deve ser tomado quente, logo depois da infusão, para que preserve todas as propriedades benéficas. Sua quantidade de oxidante chega a ser igual ou superior à de frutas e vegetais.

Chá preto: além de polifenóis, o chá preto contém betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), vitamina C, vitamina B6 (essencial para o metabolismo das proteínas) e ácido fólico, importante para a divisão celular, além de ser rico em magnésio e potássio. Ajuda a restaurar o funcionamento normal dos vasos sangüíneos, diminuindo os riscos de infarto e acidente vascular cerebral.

Saiba mais:

  • Antioxidantes são um grupo de substâncias benéficas ao organismo por neutralizarem os efeitos nocivos das moléculas de oxigênio, resíduos das reações químicas que ocorrem no organismo;
  • O chá tem dois antioxidantes naturais, fitoquímicos e flavonóides, estudados nas frutas e nos vegetais pela sua propriedade de combater ao câncer;
  • Uma xícara de chá obtida de uma infusão de três a cinco minutos contém a mesma quantidade de antioxidantes que uma porção de vegetais e quatro vezes mais que um copo de suco de laranja.
  • As propriedades antioxidantes do chá só se mantêm nas infusões de folhas. Nos chás instantâneos, em pó e engarrafado, os antioxidantes não são encontrados.
  • A melhor forma de preparação do chá é largar água fervente sobre as folhas, deixar a infusão por três minutos e beber na hora. As propriedades só estão no chá recém-passado.
  • Os chás verde e preto podem ser encontrados em supermercados, com o mesmo preço de chás de outras ervas.

Postado por Edson Fabrício
Imagem: reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.103 outros assinantes

Calendário

julho 2010
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 1.035.624 hits

%d blogueiros gostam disto: