Águas de Março 2013 celebra Dia Mundial da Água

Como parte das celebrações em homenagem ao Dia Mundial da Água, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança a sétima edição do hotsite Águas de Março. O espaço virtual abriga eventos e informações nacionais, estaduais e de organizações não-governamentais que tenham como tema a “Cooperação pela Água”.

2013-será-o-Ano-Internacional-para-a-Cooperação-pela-Água

O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para que nações e países se debrucem em reflexões sobre o tema anual definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para 2013, a proposta é criar um ambiente mundial de reflexão, conscientização e elaboração de medidas práticas cujo foco seja ações, programas e projetos de cooperação em prol dos recursos hídricos.

Este ano, os internautas do hotsite Águas de Março terão acesso a informações sobre o trabalho desenvolvido em prol da gestão eficiente desse bem finito. Serão destaques no hotsite acordos cujo objetivo gire principalmente em torno de capacitação, rede hidrometeorológica, prevenção a eventos extremos e mobilização social.

O Dia Mundial da Água é celebrado ao redor do mundo desde 22 de março de 1993. A data foi estipulada por recomendação da ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – a conhecida Rio-92. Anualmente é estabelecido um tema, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Para marcar as celebrações de 2013, a ONU definiu o tema “Cooperação pela Água”. O Brasil, que instituiu seu Dia Nacional da Água em 2003, aderiu à proposta como forma de incentivar a troca de experiências e a busca por soluções. Em anos anteriores, temas como “Água e Segurança Alimentar”, “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano” e “Saneamento” foram alvos de reflexões.

ANA

A Agência Nacional de Águas é uma autarquia especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Sua missão é implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações.

A base de atuação da Agência Nacional de Águas é a conhecida Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

A Agência atua junto aos estados brasileiros em diversas ações para integrar o Singreh aos sistemas estaduais, com o intuito de otimizar a gestão compartilhada e participativa desse bem finito. Além disso, também há atuação da Agência junto a outros países, por meio do intercâmbio de informações e tecnologias no setor de recursos hídricos.

Em 2010, mais uma função lhe foi incorporada com a Política Nacional de Segurança de Barragens. Com ela, a ANA passou a ser a responsável pela fiscalização da segurança das barragens por ela outorgadas e pela criação e constituição do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens.

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site:  http://www.brasil.gov.br

Anúncios

0 Responses to “Águas de Março 2013 celebra Dia Mundial da Água”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

março 2013
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 791,132 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: