Atividade Física regular auxilia na prevenção e redução do Colesterol

A prática contínua de exercícios físicos pode prolongar a vida com qualidade e independência
header-atividade-fisica
Um dos fatores determinantes que contribuem para o colesterol alto e as doenças cardiovasculares é a inatividade física. “A falta de atividade física é um problema cultural mundial”, afirma Dr. Mauro Guiselini, consultor científico das atividades físicas do projeto “Uma cidade, um desafio”. De acordo com a pesquisa Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde em 2012 no Brasil, apenas 33,5% da população adulta pratica o nível recomendado de atividades físicas em seu tempo livre. Outro dado relevante apontou que a prática do nível recomendado de atividade física no tempo livre foi maior entre os homens (41,5%) do que entre as mulheres (26,5%).
Estudos já comprovaram que a prática de exercícios físicos é benéfica para a prevenção e o combate de diversas doenças, inclusive as cardiovasculares. A prática regular de atividades físicas pode promover uma melhora no funcionamento do sistema cardiovascular, que por sua vez utiliza a gordura como uma das fontes de energia, gastando o seu excesso. A atividade física regular pode melhorar não somente a saúde, mas também a capacidade funcional, qualidade de vida e independência das pessoas. Segundo Dr. Mauro, recomenda-se que seja feita pelo menos três vezes por semana, sendo cinco o ideal. “As pessoas que gastam de 2000 a 2500 calorias adicionais por meio de atividades cotidianas e exercícios, diminuem a mortalidade decorrente de doenças do coração. Essas medidas não farão o indivíduo viver mais, mas evitarão que morra mais cedo”, explica.
Os especialistas recomendam manter-se em movimento sempre, isso quer dizer que até mesmo as atividades do dia-a-dia são importantes, como uma caminhada até o supermercado, fazer tarefas domésticas, jardinagem etc. As atividades esportivas e recreativas como caminhadas com passos moderados, subir escadas, fazer aulas de aeróbica, pilates, treinos de circuitos leves e de malhação leve também são essenciais para manter o corpo em forma ativa, melhorando a saúde cardíaca e ajudando no combate ao colesterol ruim. Vale ressaltar que, antes de iniciar uma rotina de atividades físicas, é importante procurar um médico. Além disso, todo exercício deve respeitar o nível de condicionamento físico de quem pratica.
Ainda segundo o Dr. Mauro é importante que a população receba incentivos das autoridades, imprensa e de empresas privadas. “As pessoas precisam se identificar com os formadores de opinião para que vejam que a atividade física é para todos”, afirma o consultor.
Para conscientizar a população da importância de cuidar da saúde do coração, a Becel Pro-Activ trouxe para o Brasil o projeto “Uma cidade, um desafio”. O objetivo do programa é reduzir o colesterol e trazer hábitos mais saudáveis para uma cidade, no prazo de três semanas. O local escolhido foi Santo Antônio do Pinhal, munícipio localizado na região Metropolitana do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.
“No geral tenho uma boa alimentação, por isso, acredito que o meu colesterol está alto por conta da falta de atividades físicas. Depois que o projeto “Uma cidade, um desafio” terminar, quero continuar com os exercícios, vou fazer caminhadas ou entrar em uma academia. Não quero mais parar!”, afirmou Ludovirna Alves da Silva, 65 anos, aposentada, moradora de Santo Antônio do Pinhal e participante do projeto.
Nos dias 1, 2 e 3 de agosto mais de 1200 pessoas realizaram exames para medir o colesterol, glicose no sangue, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC. Do total, 41,20% eram homens, 58,80% mulheres e 42,2% tinham mais que 50 anos. Um dado preocupante é que 35,4% apresentaram o colesterol fora dos níveis recomendados. De acordo com a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia *o valor ideal para o LDL colesterol é abaixo de 100 mg/dl, enquanto para HDL colesterol deve ser maior do que 60 mg/dl. Já o Colesterol total desejável é inferior a 200 mg/dl.
Desde o dia 6 e até o dia 29 de agosto todos participantes do projeto estão recebendo instruções nutricionais, além de praticarem exercícios físicos regularmente e consumirem diariamente 20g de Becel Pró-Activ. O projeto é inédito no Brasil, mas já foi realizado com sucesso pela marca em outros países, como Alemanha, África do Sul, Austrália, Espanha, Grécia e Inglaterra. Aqui, a iniciativa tem o apoio do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Ao final das três semanas de programa os participantes voltarão a ter o colesterol medido para avaliar o impacto das mudanças de hábito no LDL-Colesterol.
Para conhecer mais sobre o projeto “Uma cidade, um desafio” e compartilhar as informações com outras pessoas, acesse http://www.becel.com.br/desafio-proactiv.
*Os valores mencionados são para adultos maiores de 20 anos.
Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://www.segs.com.br/
Anúncios

0 Responses to “Atividade Física regular auxilia na prevenção e redução do Colesterol”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 821,533 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: