Dia Mundial da Voz

Hoje, 16 de abril, comemora-se o dia mundial da voz. A data marca um mês de ações voltadas para os cuidados com a saúde vocal e a sua importância para a qualidade de vida.

lounge-empreendedor-dia_mundial-da-voz(1)
A comemoração começou no Brasil, em 1999 e, a partir de 2003, se tornou internacional. Hoje a data é lembrada através de eventos organizados em países de todos os continentes.

A Voz é nosso cartão de visitas e tem grande impacto na constituição de nossa imagem pessoal e profissional. Através dela expressamos nossas emoções e pensamentos. É o canal pelo qual nos comunicamos com o mundo. Dados apontam que 80% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho.

A fonoaudióloga Mirella Guilhen, explica que o objetivo de tornar abril o mês da conscientização em saúde vocal é alertar sobre a importância da voz para as relações humanas e divulgar para o maior número de pessoas como podemos mantê-la saudável.

Mirella explica que é muito simples cuidar da voz e traz seis dicas práticas para mantê-la saudável no dia a dia:

– Hidrate-se!
Beba muita água e água de coco. Elas são excelentes aliadas da sua voz.

– Coma maçã
Isso mesmo! A maçã, além de ser saudável e muito saborosa, também é uma das melhores amigas da voz. Isso porque ela tem propriedades adstringentes que limpam a região do trato vocal.

– Mantenha uma postura alinhada
Muita gente não sabe, mas a postura correta é uma grande aliada da saúde vocal. Alinhe-se!

– Cuide das vias respiratórias
Voz é essencialmente ar, por isso é muito importante ter uma boa respiração. Limpar e hidratar as narinas com soro fisiológico é uma prática simples para melhorar a saúde vocal. A vaporização e a inalação também ajudam muito a manter o ar circulando livremente, faça uso delas!

– Faça gargarejos
A receita é caseira, mas os resultados são profissionais. Gargarejos com água morna e uma pitada de sal também são ótimos para a voz. Experimente!

– Durma bem
A cada dia surgem novas evidências da importância da boa qualidade do sono para a saúde e, para quem ainda não sabia, dormir bem também ajuda a cuidar da voz.

– Boceje
Sabe aquela vontade de bocejar quando bate uma preguiça ou sono? Acredite, além de ser muito bom para relaxar, pode ser um ótimo exercício para a saúde vocal. Então na dúvida, boceje e espreguice.

E para manter saúde vocal em dia, Mirella também alerta para os inimigos da saúde vocal: “Bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, sprays e pastilhas refrescantes, balas e até mesmo comidas condimentadas podem prejudicar a saúde da sua voz. Eu recomendo que sejam evitados, sempre que possível. Também é importante não abusar da voz, quando você exige mais do que a sua zona de conforto permite, sua voz sofre. Sempre que possível, não grite e mantenha um tom confortável para você. E, por fim, evite pigarrear. Este ato de ‘raspar’ as pregas vocais com frequência é agressivo para sua voz. Existem outros fatores que interferem na saúde da voz para algumas pessoas, mas não para outras. Meu conselho é que cada um fique atento e perceba como a sua voz se comporta para evitar situações que possam agredi-la.”, orienta.

Uma questão de saúde
Entre as causas mais frequentes de alterações na voz estão as infecções respiratórias. Elas costumam aparecer como um sintoma de gripe e, na maioria dos casos, podem ser resolvidas com hidratação e repouso vocal. Mas a especialista alerta que, se a melhora não acontecer em até quatro semanas, é preciso procurar um médico. “A maioria das pessoas não sabe, mas a rouquidão é o primeiro sintoma do câncer de laringe. Isso não significa que quando a pessoa está rouca, tem câncer. Em muitos casos a rouquidão aparece em consequência de uma gripe ou de um mau uso da voz. Porém, se a rouquidão ou qualquer sintoma vocal permanecer por mais de 2 semanas, é preciso ficar atento e procurar ajuda, pois este é um dos primeiros sinais de que algo mais sério pode estar acontecendo. Minha orientação, neste caso, é procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação detalhada das estruturas que estão envolvidas na produção vocal e um fonoaudiólogo para avaliar e cuidar da parte funcional da voz”, afirma.

Mirella complementa: “Uma voz bem cuidada traz muitos benefícios, além de uma boa saúde. Ela favorece sua comunicação pessoal e profissional. Uma voz que está alinhada com a imagem que você deseja transmitir, te deixa confiante e seguro e pode ser uma grande aliada nas suas conquistas”.

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://noticias.r7.com/

Visite nosso site: http://www.vivamelhoronline.com.br

Anúncios

0 Responses to “Dia Mundial da Voz”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

abril 2015
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 798,860 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: