Entenda a HEMOFILIA

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue.

Os sintomas mais comuns da hemofilia são os sangramentos prolongados. Esses sangramentos podem ser externos, como quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento ocorre dentro das articulações, dentro dos músculos ou em outras partes internas do corpo.

As pessoas com hemofilia grave podem ter sangramentos espontâneos nas articulações ou nos músculos. As articulações mais acometidas são joelhos, cotovelos e tornozelos. Como a coagulação nessas pessoas é muito lenta, ocorre grande derramamento de sangue nessas regiões provocando inchaço e dor.

Uma pessoa com hemofilia se machuca, não sangra mais rápido do que uma outra sem hemofilia, apenas permanece sangrando durante um tempo maior e pode recomeçar a sangrar vários dias após um ferimento ou uma cirurgia.

Para aprender brincando…

Capa-Manual-IN-HEMOAÇÃO

Um jogo de baralho foi elaborado para auxiliar crianças e adultos com hemofilia. Titulado de IN-HEMOAÇÃO – Brincando e Aprendendo Sobre Hemofilia, Inibidores e Tratamentos, as cartas ensinam de maneira simples e lúdica sobre temas complexos, como a coagulação, os inibidores e efeitos, atividades e tratamentos diversos, inclusive a profilaxia – que previne os sangramentos que, se ocorrerem e não forem tratados imediatamente, podem causar sequelas graves.

O baralho é de autoria da psicóloga Frederica Cassis, que atua há 20 anos no hemocentro do Hospital das Clínicas de São Paulo, produzido e distribuído pela Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), com o apoio da Octapharma.

Desde cedo, as crianças podem se familiarizar com o conceito do que é ter hemofilia, a importância da profilaxia e do tratamento de Imunotolerância para os pacientes com inibidor, bem como os demais aspectos primordiais para o sucesso do tratamento como a auto-infusão.

As cartas estão no Manual IN HEMOAÇÃO. Para acessá-lo, clique neste link: http://www.hemofiliabrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Manual-IN-HEMOAÇÃO-Op-1-Ajustes-4.pdf

Ache um Centro de Tratamento em Hemofilia no seu estado: http://www.hemofiliabrasil.org.br/hemofilia/centros-de-tratamento-em-hemofilia/

Informações parciais da fonte: http://www.hemofiliabrasil.org.br

Anúncios

0 Responses to “Entenda a HEMOFILIA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

janeiro 2016
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 798,860 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: