A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue.
Os sintomas mais comuns da hemofilia são os sangramentos prolongados. Esses sangramentos podem ser externos, como quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento ocorre dentro das articulações, dentro dos músculos ou em outras partes internas do corpo.
As pessoas com hemofilia grave podem ter sangramentos espontâneos nas articulações ou nos músculos. As articulações mais acometidas são joelhos, cotovelos e tornozelos. Como a coagulação nessas pessoas é muito lenta, ocorre grande derramamento de sangue nessas regiões provocando inchaço e dor.
Uma pessoa com hemofilia se machuca, não sangra mais rápido do que uma outra sem hemofilia, apenas permanece sangrando durante um tempo maior e pode recomeçar a sangrar vários dias após um ferimento ou uma cirurgia.
Para aprender brincando…
Um jogo de baralho foi elaborado para auxiliar crianças e adultos com hemofilia. Titulado de IN-HEMOAÇÃO – Brincando e Aprendendo Sobre Hemofilia, Inibidores e Tratamentos, as cartas ensinam de maneira simples e lúdica sobre temas complexos, como a coagulação, os inibidores e efeitos, atividades e tratamentos diversos, inclusive a profilaxia – que previne os sangramentos que, se ocorrerem e não forem tratados imediatamente, podem causar sequelas graves.
O baralho é de autoria da psicóloga Frederica Cassis, que atua há 20 anos no hemocentro do Hospital das Clínicas de São Paulo, produzido e distribuído pela Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), com o apoio da Octapharma.
Desde cedo, as crianças podem se familiarizar com o conceito do que é ter hemofilia, a importância da profilaxia e do tratamento de Imunotolerância para os pacientes com inibidor, bem como os demais aspectos primordiais para o sucesso do tratamento como a auto-infusão.
As cartas estão no Manual IN HEMOAÇÃO. Para acessá-lo, clique neste link: http://www.hemofiliabrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Manual-IN-HEMOAÇÃO-Op-1-Ajustes-4.pdf
Ache um Centro de Tratamento em Hemofilia no seu estado: http://www.hemofiliabrasil.org.br/hemofilia/centros-de-tratamento-em-hemofilia/
Informações parciais da fonte: http://www.hemofiliabrasil.org.br
0 Respostas to “Entenda a HEMOFILIA”