Glaucoma é uma doença ocular crônica que provoca lesão no nervo óptico e alterações no campo visual. Geralmente, ocorre o aumento da pressão interna do olho mas há casos em que a doença se instala sem apresentar elevação da pressão intraocular, são os chamados: glaucoma de “baixa pressão”.
Ver pela fechadura e ter a visão reduzida nas laterais é uma ilustração de como fica a visão de uma pessoa com Glaucoma. A redução progressiva do campo visual pode chegar à cegueira. O problema se desenvolve de forma lenta e pode passar despercebido, até que se agrave e torne-se irreversível.
Grupos de Risco:
Avanço da idade: é recomendável que, após os 40 anos, o adulto já comece a fazer consultas anualmente e sempre que for necessário.
Histórico familiar: pessoas com casos na família também podem estar mais propensas ao problema.
Pressão Ocular Ideal: varia por pessoa. Mesmo aparentemente normal, os olhos podem sinalizar que estão sofrendo algum prejuízo. A avaliação e recomendações de tratamento devem ser realizadas pelo oftalmologista.
Caso seja diagnosticado o Glaucoma e sejam receitados medicamentos específicos, lembre-se que há 2 opções de aquisição gratuita ou mais em conta: através do Sistema Único de Saúde e do Programa Farmácia Popular (basta apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica nas farmácias que apresentarem o selo “Aqui Tem Farmácia Popular”).
Confira neste link se o medicamento receitado está incluso no Programa Farmácia Popular: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/345-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/18030-quais-medicamentos-fazem-parte-do-programa
Informações parciais das fontes:
0 Respostas to “Dia Nacional de Combate ao Glaucoma”