
Quem nunca ouviu a afirmação: Tenha o café da manhã de Rei, o almoço de Príncipe e o jantar de Plebeu? Saiba que a primeira refeição do dia – ou desjejum – é responsável por nutrir e propiciar o combustível necessário para encarar o dia que vem pela frente!
O café manhã é responsável por ¼ de energia que devemos ingerir durante todo o dia. De acordo com especialistas, pela manhã o metabolismo do corpo é mais acelerado, favorecendo a queima de calorias. No cair da tarde, nosso organismo desacelera, tornando a queima de combustível mais lenta, pois nosso corpo está se preparando para o sono. Enquanto dormimos, nosso corpo gasta energia para manter os órgãos funcionando. E esse consumo abaixa os níveis de glicose no sangue (ou seja, o açúcar que fornece energia para começarmos bem o dia). Talvez por essa razão, muita gente ainda acredite que, ao pular essa refeição, o organismo irá receber menos calorias e, assim, emagrecer. Puro engano.
Na verdade, ocorre o contrário. Após três a cinco horas sem se alimentar, o organismo aciona um mecanismo automático para economizar energia e proteger-se da inanição, essa explicação é histórica. Quando o homem vivia no tempo das cavernas, passava por períodos de escassez de alimentos e seu corpo, muito sábio, desenvolveu um sistema para armazenar energia, caso ela faltasse. Dessa maneira, o metabolismo desacelera para não gastar combustível em excesso, permanecendo lento ao longo de todo o dia. Ou seja, o gasto energético do indivíduo torna-se bastante vagaroso, favorecendo o estoque de gordura (tornando a pessoa obesa).
Por outro lado, segundo estudos realizados no mundo todo, quem faz questão de tomar o café da manhã acelera o metabolismo, contribuindo para a queima de calorias e o emagrecimento. As pessoas evitam beliscar, pois não sentem fome fora de hora. “Elas também não exageram no almoço”, explica os especialistas.
Evidentemente, o hábito do desjejum não é suficiente para garantir quilos a menos, saúde e vida longa. Mas é um dos fatores que, aliado a outras iniciativas, como dieta pobre em gorduras saturadas (nocivas à saúde, encontradas em alimentos de origem animal, como carnes e derivados do leite integral) e trans-insaturadas (presentes em biscoitos, bolos, frituras), a prática de uma atividade física regular, o não tabagismo, entre outros, colabora para uma vida mais saudável.
excelente trabalho!