Exercício Físico antes do Carnaval garante mais ânimo, mas é importante não exagerar

O verão é o período mais movimentado nas academias. E depois das festividades de virada de ano e das férias, a preocupação é passar o carnaval com o corpo em forma e ter energia para aguentar a folia. Com o tempo curto, os exercícios que trazem benefício para nossa saúde podem se tornar perigosos pelo exagero e os excessos na pressa de conseguir bons resultados. Com moderação, disciplina e acompanhamento profissional, ainda dá tempo de garantir um fôlego extra para as festas sem arriscar a saúde.

Carnaval_Olinda2

Segundo os professores do Programa de Melhoria da Qualidade de Vida, o Geração Saúde (CGESP/SAA/SE/MS), em poucas semanas já não dá mais tempo de eliminar aquela gordurinha extra, mas começar um exercício agora ajuda a aguentar na maratona carnavalesca. “Para ganhar um condicionamento físico e ter fôlego ao acompanhar festas e trios elétricos, já se consegue bons resultados. Mas em termos de estética, não vai ter muita diferença”, explica o coordenador Rodrigo Rocha.

Isso porque nosso corpo passa por um processo de adaptação ao se iniciar uma atividade física, variável para cada pessoa, e a visibilidade dessas mudanças no corpo levam tempo. Respeitar a individualidade e o aumento gradual dos exercícios fazem parte desse período e é importante para evitar lesões. “Se uma pessoa sair do ócio agora, no carnaval estará na metade do período de adaptação. O bom é que com a preocupação do carnaval, ela nota que precisa sair do sedentarismo. Então mesmo que não haja mudanças estéticas, para a saúde já começam a surgir melhorias”, garante a professora Lucinéa Fernandes.

E não adiantar exagerar nos treinos na tentativa de apressar os resultados. Além de arriscado, pegar pesado logo de início pode desestimular a prática dos exercícios. “Nós temos que ter por objetivo a saúde e não só a parte estética. O professor não pode passar um treino para o aluno hoje e no dia seguinte ele não conseguir voltar. Através do planejamento, o condicionamento físico se vai lapidando para que haja um aumento gradativo no treinamento e melhores resultados”, afirma o professor Josimar Barbosa.

Malhar sem se matar – Segundo Rodrigo, para garantir um bom condicionamento físico de forma saudável e com qualidade de vida, não se deve ir à academia com o objetivo de malhar até a completa exaustão. “A pessoa pode alcançar seu objetivo malhando três ou quatro vezes por semana ou meia hora todos os dias, por exemplo. Isso vai depender muito do planejamento e da orientação profissional. Quando alguém vai para a academia com o pensamento que precisa se esforçar ao máximo vai colocar a própria saúde em risco.”

Fonte: Fabiana Conte/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://www.blog.saude.gov.br/

Anúncios

1 Response to “Exercício Físico antes do Carnaval garante mais ânimo, mas é importante não exagerar”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 791,286 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: