No próximo dia 24 de janeiro, a Previdência Social Brasileira completa 92 anos. Durante todo o seu período de existência, o órgão de assistência ao cidadão procurou melhorar a forma de atendimento à população. Sempre se ajustando às necessidades de cada região brasileira.
Um exemplo disso é o PREVBarco de Santarém (PA), que realizou 12,2 milatendimentos a ribeirinhos em 2014.
No período, foram atendidas comunidades ribeirinhas nas calhas dos rios Amazonas, Tapajós, Xingu, Arapiuns, Nhamundá, Ururá e Trombetas.
O PREVBarco realizou nove viagens para as localidades de Vila Curuai, Vila Socorro, São Miguel, São Pedro, Monte Alegre, Óbidos, Juruti, Faro, Terra Santa, Cachoeira Porteira, Oriximiná, Boa Vista do Cuçari, Santa Maria do Uruará, Senador José Porfírio, Almeirim, Prainha, Aveiro, Brasília Legal, Parauá e Boim.
Segundo a gerente do PREVBarco Santarém, Anne Guedes, os benefícios mais procurados durante as viagens são o salário-maternidade e a aposentadoria por idade rural.
A maior demanda é de segurados especiais, que são os agricultores e indígenas que produzem em regime de economia familiar, os pescadores artesanais, entre outros.
Para 2015, o cronograma do PREVBarco Santarém começa no dia 18 de fevereiro. Até o dia 21 de março serão visitadas as localidades de Santa Maria Uruará, Senador José Porfírio, Prainha e Monte Alegre.
A segunda viagem será realizada entre os dias 29 de março e 16 de maio. No período, serão atendidas as localidades de Oriximiná, Juruti, Óbidos, Vila Curuai e Vila Socorro.
Já Aveiro, Santa Maria do Uruará, Almeirim, Prainha e Monte Alegre serão atendidos entre 24 de maio e 4 de julho. Em seguida, Oriximiná, Faro, Terra Santa, Juruti e Óbidos recebem o PREVBarco entre 12 de julho e 29 de agosto.
A quinta viagem, entre 7 de setembro e 17 de outubro será realizada para as localidades de Aveiro, Almeirim, Senador José Porfírio, Prainha e Monte Alegre.
Oriximiná, Juruti e Óbidos serão visitados, mais uma vez, entre 25 de outubro e 5 de dezembro. Para encerrar o ano, o PREVBarco Santarém visita Monte Alegre entre 13 e 19 de dezembro.
Central 135
Além do PREVBarco, outro canal de atendimento da Previdência Social é a Central 135. Em 2014, o centro de atendimento telefônico do órgão registrou 56 milhões de chamadas.
O funcionamento da Central 135 junto com o agendamento eletrônico permitiu ao segurado marcar dia e hora para ser atendido sem sair de casa. Desse modo, as longas filas nas portas das agências espalhadas por todo o País não existem mais.
Hoje, a Central 135 realiza, em média, 4,7 milhões de atendimentos por mês. Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos que ligam para o 135, estão a procura por informações gerais sobre: a situação do benefício, o preenchimento da guia de pagamento, a data da perícia agendada, entre outros serviços.
As demais demandas requeridas pelos cidadãos se referem à marcação de perícia, à inscrição na Previdência Social, a manifestações junto à Ouvidoria-Geral da Previdência Social, além de outros serviços, como emissão de certidões e atualização de endereço.
A Central 135 funciona, de segunda a sábado, das 8h às 23h nos estados que adotaram o horário de verão. Nas demais localidades, o horário de atendimento é de 7h da manhã às 22h.
A ligação para o 135 é gratuita, se feita de telefone fixo, e tem o custo de chamada local, se realizada de celular. Aos domingos, a Central 135 funciona apenas para o atendimento eletrônico.
Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://www.brasil.gov.br/
Visite nosso site: http://www.vivamelhoronline.com.br
0 Respostas to “Previdência Social brasileira comemora 92 anos”