Arquivo para 13 de março de 2015
Palestra Gratuita “Vivendo feliz sem angústia”
Published março 13, 2015 Eventos , Promo Leave a CommentTags:Dr. Lamartine Hollanda Junior, GEPP, Lions, Lions Clube, Margarida Félix, palestra, Palestra Gratuita, Recife
Dia Mundial da Água 2015
Published março 13, 2015 Campanhas Leave a CommentTags:Abastecimento, Abrir a Torneira, Agência Nacional das Águas, ANA, artigo, banho, Brasil, Campanha, Campanha Especial, Crise, Crise da Água, Crise na Água, Economizar, Entenda, Escovar os Dentes, Especialista, Evite, falta de água, Jornal Zero Hora, Lavar o carro, Racionamento, Regador, Reservatórios, Uso Consciente, Vamos fazer nossa parte, vivamelhor, vivamelhoronline
Em 20% dos casos, pedra no rim pode levar à perda do órgão
Published março 13, 2015 Notícias , Qualidade de Vida 1 CommentTags:Cuide dos Rins, dados, Dia Mundial do Rim, Dias Quentes, Diálise, dicas, Doenças Renais, duvidas, fatos, Golden Stern, hipertensão arterial, Hormônios, médico, Medicamentos, Nefrologia, orgão, pele, Prevenção, problemas de saúde, Proteger, rim, rins, Rins Saudáveis, sal, SBN, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Vitamina D
Nos casos graves e sem tratamento adequado, alguns cálculos chegam a entupir os rins e causam perda da função renal.
Em 20% dos casos de pedra no rim há risco de o paciente desenvolver insuficiência renal crônica. Os dados são do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Desses pacientes, 5% podem evoluir para diálise, com perda dos rins em alguns casos. Mulheres também correm maior risco.
Quem teve cálculos renais uma vez, pode voltar a ter o problema novamente. Na maioria dos casos, 85% das pessoas conseguem expelir as pedras naturalmente pela urina. Nos casos graves, quando o paciente deixa de realizar o tratamento de forma adequada, alguns cálculos chegam a entupir os rins, causando a perda irreversível da função renal.
Veja sinais de que seu rim não está funcionando bem:
- Palidez
- Falta de Apetite
- Náuseas
- Mau Hálito
- Vontade de fazer xixi durante a noite
- Fragilidade Óssea
- Hipertensão Arterial descontrolada
- Vômitos
- O inchaço também é um sinal de que o rim pode não andar nada bem. As causas devem ser investigadas.
- Cansaço excessivo
O urologista Fábio Vicentini, do “Hospital do Homem”, explica que as pedras podem comprometer o funcionamento do rim ou pela obstrução e infecção ou até mesmo em razão da complexidade da cirurgia para a retirada de determinados tipos de cálculos.
“Pesquisas mundiais já mostraram que 10% da população poderá ter pedra nos rins. O tratamento adequado e a prevenção podem diminuir as chances do paciente evoluir para perda total da função renal”, salienta Vicentini.
Segundo o especialista, para prevenir o aparecimento de cálculos nos rins, é primordial aumentar a ingestão de líquidos, como água (cerca de dois litros ao dia) e sucos de frutas cítricas. A maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo é observar a coloração da urina. “Quanto mais transparente a urina estiver, melhor. A urina com aparência amarelada e escura dá sinais de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado e longe dos cálculos renais”, complementa.
Consumir diariamente verduras, legumes, frutas e saladas e diminuir a ingestão de sal nos alimentos também fazem parte dos cuidados para evitar o aparecimento de pedras nos rins. “Os frutos do mar, por exemplo, ainda contêm altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha”, finaliza o urologista.
Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://saude.ig.com.br/
Visite nosso site: http://www.vivamelhoronline.com.br


