Alimentos da Páscoa

Páscoa é a festa mais importante entre os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo que, após morrer na cruz, foi colocado em um sepulcro até seu corpo e espírito se unificarem novamente. A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach” e significa “passagem”, pois na Antiguidade, essa festa judaica comemorava a libertação dos hebreus após um longo período de escravidão no Egito.

A data é comemorada sempre em um domingo, ao final da Semana Santa, época em que os cristão relembram e oram pela morte e sofrimento de Cristo. A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, após o término da Quaresma, período de quarenta dias que começa na Quarta-feira de Cinzas e, segundo a tradição católica, é um tempo de reflexão e caridade.

Símbolos da Páscoa, o pão e vinho foram escolhidos por Jesus Cristo para simbolizarem seu corpo e sangue e a vida eterna, pois já sabia que seria perseguido e morto na cruz. Dessa forma, ofereceu aos seus discípulos na Santa Ceia esses que, na Antiguidade, eram os alimentos mais comuns para muitos povos, instituindo a Eucaristia.

colomba pascal é um pão de origem italiana cuja receita é parecida com a do panetone, a diferença está em seu formato parecido com o de uma pomba que, no cristianismo, representa a vinda do Espírito Santo e a paz. Ainda pode ter variações com raspas de laranja e cobertura com glacê e amêndoas. Conta a lenda que a receita surgiu quando um confeiteiro presenteou o rei lombardo Albuíno com o pão em forma de pomba , fazendo com que o monarca desistisse de invadir um vilarejo na Itália, promovendo a paz no local.

A tradição de comer peixe nessa celebração também está ligada ao cristianismo, mas a prática deve ser realizada na Sexta-feira Santa, ou seja, a sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. O costume de não comer carne vermelha nessa data entre os cristãos é um símbolo de abstenção, sacrifício e fé. Atualmente, no Brasil, é bastante comum o consumo de bacalhau nessa ocasião, um peixe originário dos mares frios do hemisfério norte e muito saboroso.

ovo é um dos símbolos pascais mais conhecidos e no cristianismo representa a vida e a ressurreição de Cristo, mas a tradição de presentear outras pessoas com ovos pintados e enfeitados já vem de algumas civilizações da Antiguidade. Posteriormente, em vários países, assim como no Brasil, os ovos decorados foram substituídos por ovos de chocolate e atualmente podemos encontrar variedades dessas delícias, desde os simples aos recheados e em diferentes tamanhos.

Informações parciais. Confira o texto na íntegra acessando o site: http://papofeminino.uol.com.br/

0 Responses to “Alimentos da Páscoa”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Twitter @vivamelhor

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.198 outros seguidores

Calendário

abril 2012
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 977.603 hits

%d blogueiros gostam disto: