Má alimentação e sedentarismo são principais fatores para doenças do Coração

Dia Mundial do Coração, celebrado hoje, 29 de setembro, é uma data relevante para lembrar a população que mudanças simples no dia a dia podem significar cuidados essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Combater o sedentarismo com atividades físicas diárias como caminhadas ou subir escadas já fazem grande diferença. Mudar alguns hábitos na alimentação também é fundamental. Pensando nisso, que tal começar a cuidar do seu coração nessa data?
dia_mundial_coracao_01SMN
O cogumelo tem um elevado valor nutricional e contém substâncias que podem trazer benefícios à saúde, como a eritadenina que atua na redução do colesterol no sangue. Além disso, possui forte ação antioxidante devido às vitaminas A e C, betacaroteno, entre outras substâncias que agem combatendo os radicais livres e prevenindo reações adversas ao organismo. A acelga é um alimento nutritivo e de baixa caloria, possui boa quantidade de vitamina K, magnésio e potássio e as vitaminas E, A e C.

O cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, lembra que má alimentação, sedentarismo, tabagismo e predisposição genética são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

— Não adianta fumar menos ou somente alguns cigarros por dia, ou mesmo deixar para fumar só entre amigos em um bar. Existem mais de 4.000 substâncias tóxicas encontradas no cigarro e a nicotina é só uma delas. Esses elementos oxidam o colesterol, que passa a se depositar com maior facilidade nas artérias, formando placas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Todo ano, 15 milhões de pessoas morrem em consequência de problemas no coração, número equivalente a 30% do total anual de mortes.

Apesar de hipertensão e a aterosclerose (colesterol alto) estarem entre as doenças crônicas mais comuns decorrentes do aumento da longevidade, infarto agudo no miocárdio, doença vascular periférica, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e morte súbita são as que mais matam. Gebara reforça que as doenças cardiovasculares são mais frequentes em pessoas acima dos 50 anos.

Prevenção

De acordo o cardiologista, a prevenção ainda é a melhor solução. Praticar exercícios físicos com regularidade, ter uma alimentação saudável — dando preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas; evitar fritura, comer mais frutas e vegetais, beber água regularmente, evitar o estresse, checar a pressão arterial com frequência e sempre medir o colesterol são atitudes fundamentais para manter um estilo de vida benéfico.

Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o site: http://noticias.r7.com/

Visite nosso site: http://www.vivamelhoronline.com.br

Anúncios

0 Responses to “Má alimentação e sedentarismo são principais fatores para doenças do Coração”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.287 outros seguidores

Calendário

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 821,514 hits

Top 5


%d blogueiros gostam disto: